
A Avenida Fraga Maia foi tomada pela alegria, pela música e pela tradição nordestina durante o fim de semana, entre os dias 19 e 21 de junho, com a passagem do Expresso do Forró, uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que tem como objetivo levar o autêntico forró pé de serra para diferentes regiões da cidade durante os festejos juninos.
Transformado em um verdadeiro arraial itinerante, o Expresso do Forró percorreu a avenida ao longo dos três dias, reunindo famílias, comerciantes e visitantes ao som da sanfona, do triângulo e da zabumba. A proposta é democratizar o acesso à cultura, aproximando a população das tradições juninas e valorizando os artistas locais de maneira totalmente gratuita.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, destacou que a iniciativa foi criada para fortalecer a identidade cultural do município e levar a essência dos festejos juninos para além dos espaços tradicionais.
“Criamos o Expresso do Forró para que a alegria do São João pudesse circular pela cidade, alcançando pessoas de todas as idades. É uma forma de valorizar nossos artistas, preservar as tradições nordestinas e proporcionar momentos de lazer e convivência para as famílias feirenses. O forró faz parte da nossa identidade cultural e merece estar cada vez mais próximo da população”, afirmou.

Entre os participantes estava a artesã Valdeci Barros, que aproveitou a passagem do Expresso do Forró para reunir a família e apresentar às crianças um pouco mais da cultura nordestina.
“Essa iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, é muito interessante. Feira de Santana estava precisando disso. É importante trazer as crianças para conhecerem um pouquinho da cultura nordestina e do forró. E não só as crianças, mas os adultos também. A gente precisa de animação, precisa viver esses momentos que valorizam a nossa cultura”, destacou.

A animação ficou por conta dos artistas locais que mantêm viva a tradição do forró pé de serra. Um dos destaques foi o cantor e sanfoneiro Roque Lima, integrante do grupo Os Quatro Nordestinos, que elogiou a iniciativa e ressaltou a importância de levar a música nordestina para diferentes pontos da cidade.
“É um prazer imenso participar dessa iniciativa. Já participamos do Forró do Buzu e agora estamos aqui no Expresso do Forró. É uma ideia muito bacana da Prefeitura de Feira de Santana e da Secretaria de Cultura. Estão todos de parabéns por levar o forró tradicional circulando pela cidade, aproximando a cultura das pessoas e mantendo viva essa tradição tão importante para o nosso povo”, afirmou.
Integrando a programação junina promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, o Expresso do Forró transformou as ruas em um grande palco cultural ao longo do fim de semana, espalhando música, alegria e tradição por diversos bairros. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura popular e com o fortalecimento das manifestações que fazem parte da identidade nordestina.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
