
A véspera de São João levou milhares de pessoas ao Terminal Rodoviário de Feira de Santana nesta terça-feira (23). Desde as primeiras horas do dia, o movimento de embarque e desembarque chamou a atenção de quem passou pelo local, na Avenida Presidente Dutra. Entre malas, reencontros familiares e muita expectativa, passageiros seguiram viagem para cidades do interior da Bahia e outros estados para aproveitar uma das festas mais tradicionais do Nordeste.
Nos últimos dias, o Acorda Cidade já havia mostrado que a expectativa era de aumento entre 20% e 25% no fluxo de passageiros durante o período junino, com cerca de 3 mil pessoas circulando diariamente pelo terminal. A previsão se confirmou com a intensa movimentação registrada às vésperas da principal noite dos festejos.

Os destinos mais procurados continuam sendo municípios conhecidos pela tradição do São João, como Serrinha, Senhor do Bonfim, Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Jequié e cidades da Chapada Diamantina.
Entre os passageiros que embarcavam na manhã desta segunda estava o cearense Cícero Gonçalves Souza. Ele saiu de Acopiara, no Ceará, e seguia para Serrinha, onde pretende aproveitar a programação junina.

Animado com a viagem, ele disse estar confiante de que encontrará uma grande festa.
“Para o que eles falam para mim, vai ser muito bom em São João lá, se Deus quiser.” Quando o assunto é forró, Cícero garante que não tem preferência. “É xote, é baião, é qualquer um bicho que tocar. Bateu no bumbo, está comigo. O que tocar eu danço”, brincou.
Ao lado dele, a esposa, Maria Ranieri Souza Gonçalves, também seguia para Serrinha para rever familiares. Morando há anos no Ceará, ela contou que não pretende perder a oportunidade de dançar um bom forró durante os festejos.
“Minha mãe que mora em Serrinha. Faz anos que estou no Ceará. Eu sou cearense junto com baiana. Eu vou dançar esse forró em Serrinha.”


Já a aposentada Rosana Furtado tinha um destino mais distante. Ela embarcava para Araruama, no Rio de Janeiro, onde vai passar o São João ao lado dos filhos.
Apesar de estar longe do Nordeste, Rosana afirmou que a tradição junina continua viva por lá. “Lá tem muito forró. Claro que tem.” A viagem é longa. O embarque estava marcado para as 9h da manhã, com chegada prevista apenas na tarde do dia seguinte. Mesmo assim, a expectativa de reencontrar a família tornava o percurso mais leve. “Eu vou ver meus filhos, então tudo certo.”


Quem não viajou antes, agora corre contra o relógio para não ficar de fora do arrasta-pé e aproveitar um dos melhores e mais tradicionais feriados nordestino, entre sabores típicos, tradição e o reencontro com a família.
Com informações do repórter Paulo José, do Acorda Cidade
Leia também: Fluxo de passageiros na Rodoviária de Feira de Santana deve crescer 25% no período do São João
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
