7 de September de 2025
Foto: Ney Silva / Acorda Cidade
A Expofeira reúne centenas de animais de diversas raças, fomenta negócios, atrai visitantes e impulsionar a economia de Feira de Santana.
Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

O Parque de Exposição João Martins da Silva, em Feira de Santana, foi aberto neste domingo (7) para a 46ª Expofeira. O evento agro mais tradicional da cidade, conhecida como “Princesa do Sertão”, seguirá até o dia 14 de setembro. A solenidade de abertura oficial, comandada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), começou por volta das 16h.

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

Apesar de o pontapé oficial estar marcado para o finalzinho da tarde, por conta da abertura antecipada dos portões, desde as primeiras horas da manhã deste domingo (7), o público já circulava pelo espaço, que nesta edição contará com estrutura de estandes, arenas e áreas de lazer.

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

O evento

A Expofeira reúne centenas de animais de diversas raças, além de fomentar negócios, atrair visitantes e impulsionar a economia de Feira de Santana, com a presença de agricultores, pecuaristas e comerciantes de diferentes regiões do estado.

Ao Acorda Cidade, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), destacou a importância da Expofeira e o impacto positivo do evento para a cidade. O gestor ressaltou a diversidade de animais e a forte participação popular já no início da programação.

José Ronaldo de Carvalho, prefeito de Feira de Santana | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“Eu acho que [a abertura] atendeu a todas as expectativas, com centenas e centenas de animais aqui presentes, nas mais variadas raças. A presença do público é fantástica, extraordinária, realmente uma abertura que nos deixa muito satisfeitos. Agora é esperar o decorrer da semana para acompanhar os negócios e as vendas que vão ocorrer aqui. Assim, de hoje a oito dias, poderemos ter um relatório final que deve confirmar o êxito desta edição”, disse Ronaldo.

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

Forças somadas

Em entrevista ao Acorda Cidade, o deputado federal Zé Neto (PT) ressaltou a relevância da participação do Governo do Estado e enfatizou que a parceria com o município é institucional e não política. O parlamentar, que foi conferir de perto a abertura da Expofeira deste ano, defendeu que, independentemente das diferenças ideológicas, é essencial unir forças para garantir resultados efetivos para a população.

Zé Neto, deputado federal | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“O governo do estado vem com todo o gás, e eu acredito que essa parceria é fundamental. Não estamos falando de política nem tampouco de disputas eleitorais. Estamos tratando da responsabilidade institucional. O estado tem uma responsabilidade, o município também, e o diálogo é o caminho para que as coisas aconteçam, como estão acontecendo aqui na Expofeira, que é um exemplo desse compromisso”, disse Zé Neto.

Sem desperdício

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou que o parque de exposição deve ser pensado para além do período da feira, com a realização de atividades durante todo o ano. O petista explicou que a ideia é transformar o espaço em um ambiente que receba constantemente negócios e eventos ligados à inovação para o setor agropecuário.

Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“Um parque de exposição não pode ficar o ano inteiro fechado e só funcionar uma semana, pois isso é muito caro e pouco produtivo. O que nos interessa é ter um plano em que o setor privado também invista, porque as empresas de tecnologia, máquinas e equipamentos têm interesse em estar presentes. Assim, elas passam a contribuir também para que o espaço seja permanente e constante de exposição, fortalecendo não só a agropecuária, mas também a economia da região como um todo”, afirmou o governador.

Presença governamental

O governador destacou que a sua própria gestão, por meio da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri) e de órgãos ligados ao Palácio de Ondina, participarão ativamente do evento nesta edição. Além disso, Jerônimo lembrou que o apoio vai além de recursos financeiros, englobando presença institucional, segurança e serviços técnicos.

“Nós não tratamos aqui de ser estadual, municipal ou particular, mas sim de termos um plano de uso eficiente e bem estruturado. Um parque de exposição envolve custos como energia, água, segurança, limpeza e manutenção, e quando essa conta é dividida, fica mais leve para todos. É por isso que a parceria entre o município, o estado e até mesmo o setor privado é tão importante. Essa união garante que o evento seja forte e que o espaço continue ativo durante todo o ano”.

Trabalho de combate

Ao ser questionado sobre as ações do governo do estado frente à reclamação de produtores que constantemente sofrem com ataques de animais ou de bandidos, o governador anunciou investimentos no combate a essas práticas. Para Jerônimo, a situação poderá ser resolvida com recursos destinados aos consórcios municipais.

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“Na última sexta-feira, apresentamos um plano de ação para essa situação grave dos cães que atacam animais, principalmente caprinos, mas também bovinos, trazendo prejuízo aos produtores. Foram destinados R$ 5 milhões para os consórcios adquirirem ‘castramóvel’, que são unidades móveis de castração, e assim será possível fazer um rodízio nos municípios. Além disso, os municípios poderão contratar clínicas veterinárias, realizar vacinação, promover guarda responsável quando necessário e até implantar chips nos animais, garantindo controle e monitoramento eficazes”, concluiu Jerônimo.

Confira outras fotos do evento

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram