

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promove um novo marco para a Educação com a oferta do primeiro programa de mestrado profissional para 225 coordenadores pedagógicos da rede de ensino. O curso, que conta com parceria das universidades estaduais da Bahia (Uneb), de Santa Cruz (Uesc) e de Feira de Santana (Uefs), além das universidades federais da Bahia (UFBA) e do Recôncavo da Bahia (UFRB), teve aula inaugural nesta terça-feira (9), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A atividade foi transmitida ao vivo, pelo YouTube.
A iniciativa da SEC constitui uma ação estratégica de valorização e qualificação da carreira docente, aliada à política de interiorização da formação e do fortalecimento da gestão pedagógica , tendo como premissa a formação integral e a articulação entre teoria e prática. A oferta contempla programas de excelência, abrangendo áreas como currículo, gestão, diversidade, intervenção educativa, ensino de jovens e adultos, educação do campo e ciências ambientais.

Rowenna Brito, titular da SEC, esteve presente ao evento e destacou o novo momento educacional do Estado. “Estamos inaugurando este período que marca uma entrega concreta de valorização dos profissionais da Educação. Sabemos o impacto que tem um coordenador pedagógico bem formado nas unidades escolares, e o educador deve estar qualificado para lidar com as mudanças que surgem na escola e na aprendizagem. São quase R$ 6 milhões em investimento e a proposta é abrir novas vagas já em 2026”.
Para a reitora da Uneb, Adriana dos Santos Marmori, o alcance da qualificação também está entre os pontos positivos. “O lançamento desta política pública traz para todas as pessoas que compõem a rede estadual de Educação uma esperança de que é possível fazer da qualificação profissional um processo formativo que chega aos profissionais no interior da Bahia, assim como aos que acreditam ser possível fazer uma imersão no processo educativo alinhado com a nova sociedade que a gente espera”.
Segundo a diretora do IAT, Vânia Almeida, a ação mostra o compromisso do governo com a valorização dos educadores. “É mais um avanço da Secretaria com este programa de formação, que se junta a uma especialização para coordenadores pedagógicos em sua etapa final e às atividades complementares territoriais. E esta valorização, além da parte pedagógica, implica também em melhorias salariais, o que mostra o comprometimento do governador Jerônimo e a secretária Rowenna com os profissionais da Educação”
Mestrado
A coordenadora pedagógica Rivani de Jesus, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, falou da expectativa da qualificação. “Atuo há 25 anos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e fico muito feliz de ter esta oportunidade dada pelo Estado de ingressar em um mestrado profissional”, destacou a educadora, que vai cursar o Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA), na UNEB.
Ainda entre os coordenadores pedagógicos que participam do programa de mestrado está Luciana Pita, do Colégio Estadual Góes Calmon, no bairro de Brotas, em Salvador, que participará do Programa Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, da UNEB. Ela, que representou os educadores na mesa de abertura, explicou como a qualificação segue uma política pública também voltada às mulheres. “A SEC toca em um ponto sensível, que é tratar uma rede majoritariamente composta por mulheres em suas diversas nuances. Mulheres negras, periféricas, que pela primeira vez vão ter a graduação no mestrado. Para além da formação profissional, é uma formação integral do sujeito que qualifica a Educação”.

Estiveram também presentes à mesa de abertura a reitora da Uefs, Amali de Angelis Mussi; o reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana; o vice-reitor da UFRB, Fábio Josué Souza; e a diretora do Departamento de Educação da APLB-Sindicato, Arielma Galvão dos Santos.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.