

Único atleta com síndrome de down a competir o 1º Pan-Americano de ParaJiu-jitsu (Manaus/2024) e o 1º Campeonato Brasileiro de Para Jiu-jitsu, no ano de 2023, Álvaro Borges Neto, 28 anos, conquista mais um ineditismo na sua carreira de atleta: no sábado, 13 de setembro, irá se tornar o primeiro baiano com síndrome de down a ser graduado com a faixa preta em jiu-jitsu.

A graduação acontece às 16h, no campo de futebol do Parque São Braz, na Federação, sob a condução do mestre e treinador Pablo Passos, que acompanha Álvaro Neto desde 2016. Além da mudança de faixa, a conquista acontece durante o Setembro Verde, mês dedicado à conscientização e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Alvinho, como gosta de ser chamado, iniciou sua trajetória esportiva ainda criança, em Salvador, sua cidade natal, praticando natação, capoeira e futebol. Em 2014, migrou para o boxe, modalidade que segue praticando até hoje, mas foi no jiu-jitsu, a partir de 2016, que encontrou sua verdadeira paixão. Desde então, vem acumulando títulos importantes, como o de campeão baiano em parajiu-jitsu e de vice-campeão sul-americano de jiu-jitsu, conquista assegurada em 2024, na capital baiana.

Estudante de graduação de educação física, Álvaro é beneficiado pelo Governo do Estado com o programa Bolsa Esporte, categoria Talento Esportivo Nacional, recebendo R$800,00 mensalmente. Também conta com apoio regular da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, com passagens para representar a Bahia e o Brasil em competições nacionais e internacionais.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.