

Neste domingo, dia 14 de setembro, é dia de festa para os devotos do Senhor do Bonfim, em especial os paroquianos da Paróquia Senhor do Bonfim, localizada no bairro Alto do Cruzeiro em Feira de Santana. Neste ano, a paróquia realizou o Trezenário em honra ao Senhor do Bonfim.
Em anos anteriores, a paróquia já promovia o Novenário, mas em 2025, foram 13 noites de celebrações, como forma de preparação para a grande festa do padroeiro. A paróquia, que completou 60 anos de existência em 2024, foi elevada durante a festa à categoria de Santuário, um momento histórico para a comunidade.

O trezenário foi realizado do dia 1º ao dia 13 de setembro . Neste domingo, dia festivo, a Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, onde aconteceu a elevação. A celebração contou também com procissão pelas ruas do bairro Jardim Cruzeiro, seguida pela Benção do Santíssimo Sacramento.
Para o Padre Pedro Júnior, a festa teve um rumo mais que especial neste ano. Desde a preparação até a realização de cada dia do trezenário.

“A preparação foi feita com muito primor, com muita dedicação através de uma comissão organizadora que de fato veio desde o ano passado organizando tudo, e nós aqui quisemos fazer um trezenário justamente por esse fato histórico da elevação desta matriz, a condição de santuário”

Apesar do aniversário ser de 60 anos de paróquia, a história do lugar é centenária. E para este importante momento, os fiéis foram preparados durante as missas que antecederam o dia de festa do padroeiro
“Quis a providência que aqui, há cem anos atrás se erguesse uma capelinha que depois foi sendo ampliada e tornou-se esse templo majestoso, bonito. Então assim, todo o novenário foi vivido com essa expectativa onde a gente buscou preparar a comunidade para entender o significado do nosso santuário”, explicou Padre Pedro.

Com a mudança, o pároco relatou que a paróquia está cuidando também do que se faz necessário para melhorar externamente.
“Nós estamos dialogando com o poder público para que aqui no entorno possa realizar uma obra de adequação, a gente quer ter um largo, o largo do Senhor do Bonfim, como é em Salvador, que é onde o santuário está bastante organizado ali na parte pública para acolher. A prefeitura já acolheu esse pleito e a obra vai ser licitada”
As alterações importantes não são apenas na estrutura física, mas também na preparação da comunidade para entender o que de fato significa a elevação a santuário.
“A nível de comunidade nós estamos trabalhando e divulgando para que todas as pessoas conheçam da devoção do Senhor do Bonfim, dessa colina que existe aqui em Feira onde é uma Mansão da Misericórdia. Formar a comunidade para ser uma comunidade acolhedora, porque aqui virão peregrinos de lugares diversos, então ajudar e sobretudo a nível de atendimento, dos sacramentos, confissão, celebrações. A gente busca fazer uma nova grade, de horários para poder atender a demanda que a gente espera que com o tempo vai crescer”

O Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni, explica que faz parte da tradição católica a escolha de templos especiais.
“A igreja, na sua caminhada, faz parte da sua tradição lugares especiais de intensa oração, de fortalecimento da devoção do povo, de acolhimento de peregrinação de pessoas. E a paróquia do Cruzeiro tem essa vocação, essa característica. Por muito tempo ela acolheu a Caminhada do Perdão e se tem presente um desejo que aqui se torne um lugar forte de reconciliação, de acolhida e de celebração. É uma construção de um especial lugar de celebração da comunidade”

O objetivo da elevação é tornar o lugar uma casa de acolhimento constante para fiéis de todos os lugares.
‘A responsabilidade de ser permanentemente a acolhida das pessoas. É uma igreja que tem que estar sempre aberta, que tem sempre confissão, celebração diária da Eucaristia, é essa a perspectiva pastoral. Eu estou aqui há 10 anos e vejo que aqui é uma paróquia que tem bastante relevância para a cidade de Feira de Santana e tem crescido muito na sua organização, na sua presença, na sua relevância”, completou o Arcebispo.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.