5 de December de 2025
| Foto: Ed Santos / Acorda Cidade
A celebração, que foi presidida pelo arcebispo Dom Zanoni, contou com a participação de diversos políticos e autoridades.
| Foto: Ed Santos / Acorda Cidade
| Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Na manhã desta quinta-feira (18), uma missa em comemoração ao aniversário de 192 anos de Feira de Santana foi realizada na Catedral Metropolitana de Sant’Ana. A celebração, que foi presidida pelo arcebispo Dom Zanoni, contou com a participação de diversos políticos, autoridades e representantes da sociedade civil.

| Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Cidade de conquistas

O prefeito José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), que esteve presente na celebração, contou com exclusividade ao Acorda Cidade que Feira de Santana é uma cidade reconhecida pelas próprias vitórias, pelas conquistas sociais e pelos avanços significativos nos campos da indústria, comércio, serviços e educação.

José Ronaldo de Carvalho | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

“Ela é abraçada não só por nós que tivemos o prazer de aqui vir morar, mas também por aqueles que aqui tiveram o prazer de nascer. Ela é uma cidade que tem uma história de grandes lutas, de grandes conquistas e, com certeza, vai continuar avançando, vai continuar crescendo, vai continuar evoluindo e vamos superando os obstáculos que vão aparecendo”, disse o prefeito.

| Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Feirense de ❤️

José Ronaldo lembrou que não é um feirense nato, mas que há muitos anos escolheu morar e amar Feira de Santana. O prefeito, que está no 5º mandato à frente da cidade conhecida como Princesa do Sertão, é natural do município baiano de Paripiranga.

Vim para Feira de Santana com 17 anos e estou aqui até hoje e daqui só vou sair para a morada eterna. Vamos todos nós colaborar com a cidade. Uma das grandes colaborações que podemos dar a ela é não jogar lixo na rua. Isso é uma grande colaboração que nós, feirenses, podemos fazer. Nós precisamos realmente cuidar da cidade, amar a cidade, não quebrar nada, não destruir nada e cuidar dela. É a cidade onde a gente mora”, finalizou José Ronaldo.

Compromisso democrático

O arcebispo Dom Zanoni, que mora em Feira de Santana há cerca de 10 anos, também falou com o Acorda Cidade que se sente muito bem acolhido pela Princesa do Sertão. Antes da celebração da missa, o sacerdote destacou a importância da manutenção do senso de cidadania.

| Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

“Nós somos desafiados a nos empenhar, a sociedade civil, as igrejas, os governantes, as forças políticas para o crescimento e o desenvolvimento dessa terra. Que tenha presente, sobretudo, o bem-estar e a vida do povo. Porque não há desenvolvimento quando o povo não é levado em conta. Eu creio que nós estamos vivendo, a cidade tem crescido, se desenvolvido e é chamada a despertar essa consciência da participação, da democracia, da compreensão dos direitos, da pluralidade. Isso é muito valioso”, disse Dom Zanoni.

Pablo Roberto | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

“Esse é um momento de muito simbolismo para todos nós. Comemorar os 192 anos dessa cidade que é feita de gente, construída por gente, onde o seu povo trabalha muito para ver Feira de Santana levada a cada dia nos enche de orgulho. Então, nós já estamos aqui na Catedral de Santana, com toda a equipe do governo, com a população de modo geral, participando desse momento que, com certeza, é a data mais forte que temos aqui na cidade”, disse Pablo Roberto, secretário municipal de Educação e vice-prefeito de Feira de Santana.

Coração divido

Joilton Freitas, secretário municipal de Comunicação de Feira de Santana, também está na lista dos apaixonados pelas cidades que o destino reservou o nascimento em outros locais. Ao Acorda Cidade, o secretário disse que se considera muito mais feirense do que santamarense.

Joilton Freitas | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

“Graças a Deus. É porque eu digo que minha família é daqui, a família de minha mãe é toda de Feira de Santana. Eu nasci lá na fazenda, em Oliveira dos Campinhos, e, portanto, registrado lá em Santo Amaro. Mas minha vida toda, a família aqui em Feira de Santana. É um orgulho imenso ser de Feira de Santana e hoje estar comemorando aqui, junto com todos, 192 anos de emancipação política”, disse o secretário.

Crescimento da aniversariante

Outra autoridade que esteve presente na missa foi o secretário de Planejamento de Feira de Santana, Carlos Brito. Ao Acorda Cidade, o contabilista, que também é professor universitário, fez um apanhado histórico dos grandes eventos da cidade e ressaltou que ela ainda pode crescer muito.

Carlos Brito | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

“Ela tem que crescer porque Feira é uma cidade que tem 247 quilômetros quadrados da sua área urbana. Se for considerar o território dela, tem 1.340, mais ou menos. Ela tem muito a crescer. Agora estamos trabalhando, no governo Zé Ronaldo, o ponto-chave da nossa vida agora é trabalhar a verticalização com a abertura de novas avenidas, com novos vetores”, concluiu Brito.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram