4 de December de 2025
“Gato de energia”: 254 ligações clandestinas são flagradas por dia em agosto na Bahia
Foto: Divulgação
Jerônimo afirmou que o governo baiano é o maior cliente da Neoenergia e reconheceu avanços pontuais nos serviços prestados.
“Gato de energia”: 254 ligações clandestinas são flagradas por dia em agosto na Bahia
Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, comentou nesta sexta-feira (26), durante visita ao município de Feira de Santana, sobre o pedido de renovação do contrato da Neoenergia, junto ao Ministério de Minas e Energia. Segundo ele, a decisão sobre a prorrogação ainda está em análise e dependerá de critérios que garantam melhorias no fornecimento de energia no estado.

Jerônimo afirmou que o governo baiano é o maior cliente da Neoenergia e reconheceu avanços pontuais nos serviços prestados, mas ressaltou que os problemas persistem, sobretudo em regiões estratégicas como o extremo sul e o oeste, onde há forte demanda do setor industrial e do agronegócio.

Ele destacou que já levou as queixas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil), além de ter discutido o assunto com os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar.

“Eles pediram a prorrogação, mas será um processo público. Espero que o governo federal ouça o Estado da Bahia. Vamos pautar o presidente Lula e os ministros sobre as condições necessárias”, afirmou.

O governador também revelou que solicitou estudos para avaliar se a concessão deve permanecer sob responsabilidade de uma única empresa ou se pode ser dividida entre mais de uma concessionária. “Até a semana que vem terei esse estudo em mãos para definir a posição da Bahia, tanto em relação ao interesse do estado como ao processo de seleção de uma nova empresa, para garantir a qualidade da energia que o setor produtivo e a população necessitam”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.