6 de December de 2025
Semana da Pessoa Idosa promove ações de saúde, cultura e orientações em Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
O evento será encerrado nesta quinta-feira (30) com um baile dançante no Sesc do bairro Tomba.
Semana da Pessoa Idosa promove ações de saúde, cultura e orientações em Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), está realizando nos dias 29 e 30 de outubro a Semana da Pessoa Idosa em Feira de Santana. O público poderá participar de ações de saúde, orientações sociais, atividades culturais, apresentações artísticas e outras iniciativas voltadas à promoção da qualidade de vida.

Nesta quarta-feira (29), as atividades aconteceram na Praça Eduardo Fróes da Mota, entre as 8h e às 16h. Já na quinta-feira (30) a ação será no Sesc do bairro Tomba. A programação é voltada ao bem-estar e à valorização da pessoa idosa. 

De acordo com Caíque Barreto, chefe de gabinete da Sedeso, a importância de promover eventos como este é mostrar que o idoso pode manter uma vida ativa e precisa também conhecer os seus direitos.

Caíque Barreto - chefe de gabinete da Sedeso
Caíque Barreto – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente tem uma perspectiva que idoso quando chega na terceira idade é para ficar em casa, para descansar, mas essa realidade a gente vê aqui, que idoso é para ser ativo, idoso é para participar do serviço de convivência”.

Associações reuniram grupos de idosos no local para participarem do evento. As instituições já alimentam no dia a dia uma rotina de vida em movimento para os frequentadores.

“A gente percebe aqui nessa praça que diversas associações reúnem grupos de idosos que são ativos e que lutam pelos seus direitos. E como exemplo, a gente tem aqui no município Zazinha Cerqueira, que tem aulas de hidroginástica, de academia, terapias para mente, justamente para impulsionar que os idosos sejam ativo”, disse Caíque.

Semana da Pessoa Idosa promove ações de saúde, cultura e orientações em Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, Liliane Carvalho, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) informou que na ação diversas atividade acontecerão, inclusive apresentações preparadas pelas próprias participantes.

“A gente vai ter apresentação de samba de roda de idosas do Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira, Domingos Mincarone com outra apresentação, teremos a apresentação da Associação do Feira X, e teremos um grupo de adolescentes também que a gente tem uma importância de fazer esse encontro intergeracional para poder aprender a questão do respeito e valorização da pessoa idosa”.

Liliane Carvalho - presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI)
Liliane Carvalho – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ações de saúde também foram oferecidas por instituições como Ihef e Doutor Saúde, além de estandes com massagem. O evento é alusivo ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1º de outubro. Liliane reforçou que o Conselho vem trabalhando na solução de problemas relacionados à rotina da pessoa idosa.

“A gente já tem conseguido avançar, a questão da mobilidade urbana, os empresários, donos das empresas de ônibus, têm sido bastante parceiros. Eu tive um momento com os motoristas de ônibus e cobradores, para poder orientá-los como tratar as pessoas idosas, assim como as pessoas com deficiência. Outra questão a gente também tem conseguido avançar, a questão de orientações jurídicas, orientações com relação à questão de fraudes, que estão tendo muitos golpes, com relação aos seus benefícios. Orientação de como usar as redes sociais e por aí vai”, pontuou.

Neusa Rocha, foi ao local junto com o grupo do Zazinha Cerqueira, local que ela já frequenta. Ao Acorda Cidade ela relatou que tem uma vida aliada com o movimento.

Neuza Rocha - idosa Zazinha Cerqueira
Neuza Rocha – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A importância é dar valor aos idosos, dar valor para as pessoas se sentirem felizes. Quem se sente feliz se sente jovem, eu sou jovem aqui no meio. 78 anos, mas eu me sinto como se estivesse 40”, declarou.

Lucineide Souza também estava presente com o grupo. Para ela, a chegada da terceira idade significa aproveitar o que construiu ao longo da vida.

Lucineide Brito - idosa Zazinha Cerqueira
Lucineide Brito – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A importância de estar num evento como esse é muito bom. É o que eu pensava pra mim. Chegou uma certa idade, não tenho mais o que fazer, sou viúva, já criei meus filhos. Tive conhecimento do Zazinha Cerqueira, tive a oportunidade de ir pra lá e amo demais”, contou.

O evento segue até esta quinta-feira (30), sendo encerrado com um baile dançante no Sesc do bairro Tomba, proporcionando momentos de lazer, socialização e celebração da terceira idade.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.