4 de December de 2025
Governador Jerônimo Rodrigues intensifica assistência do Estado aos municípios atingidos pelas fortes chuvas
Governador Jerônimo Rodrigues | Foto: Joá Souza/ GOVBA
A ordem foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, que apontou indícios de que Bolsonaro estava planejando uma fuga.
Governador Jerônimo Rodrigues intensifica assistência do Estado aos municípios atingidos pelas fortes chuvas
Governador Jerônimo Rodrigues | Foto: Joá Souza/ GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se pronunciou neste sábado (22) sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Através de uma rede social, o gestor estadual afirmou que o país vive “um momento que ecoará por muito tempo” e avaliou que a decisão da Justiça representa um marco importante para a defesa da democracia.

O ex-presidente foi preso em casa na manhã deste sábado e levado à sede da Polícia Federal em Brasília. Ele vai passar por uma audiência com um juiz neste domingo (23).

A prisão é preventiva, sem prazo determinado, e foi solicitada pela PF ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com a prisão. A ordem foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, que apontou indícios de que Bolsonaro estava planejando uma fuga.

Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, a prisão de um ex-chefe de Estado “não é espetáculo, nem conquista de um lado sobre o outro”, mas sim “o reflexo de uma Justiça que responde com firmeza àqueles que desafiaram a democracia e o povo brasileiro”.

Ele pontuou que, nos últimos anos, o Brasil enfrentou um cenário de tensão, marcado por “mentiras, ameaças e ataques às instituições”.

Jerônimo destacou que a medida adotada pelo Judiciário envia uma mensagem direta sobre a responsabilidade de quem tentou romper com a ordem constitucional. “Há consequências para quem tentou romper com a ordem democrática”, afirmou.

Apesar de considerar o dia “importante”, o governador pediu sobriedade.

“Não é hora de comemorar. É hora de lembrar que a democracia exige compromisso com a verdade, com a lei e com o país”, disse.

O governador encerrou o pronunciamento ressaltando que o momento deve servir como alerta e fortalecimento das instituições. “Sem dúvida, hoje é um grande dia”, concluiu o governador.

Fonte: g1 Bahia

Leia também:

Medicamentos são entregues a Bolsonaro, que está preso preventivamente em Brasília

Advogado anuncia que vai recorrer da decisão que levou Bolsonaro à prisão

Diego cobra reação à prisão de Bolsonaro: ‘Não adianta falar em união e ficar passivo agora’

Moraes aponta possível rompimento de tornozeleira ao justificar decisão sobre Bolsonaro

Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da Polícia Federal

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.