

Tradicionalmente, em 4 de dezembro se comemora o dia de Santa Bárbara. Nesta quinta-feira (4), o Santuário Senhor dos Passos, em Feira de Santana, completou 55 anos de realização da missa em homenagem à santa. Além da celebração, serão distribuídos 3 mil pratos de caruru no Centro de Abastecimento.
De acordo com o diácono Gilberto, conhecido como ‘Tio Beto’, as celebrações tiveram início em 4 de dezembro de 1970, durante o segundo ano de governo do prefeito João Durval Carneiro.
História da celebração
“Aqui no Santuário Senhor dos Passos tinha o padre Monsenhor Aderbal, unindo-se com Dalício, que tinha um supermercado e uma loja no antigo mercado municipal, e seu Juquinha. Eles se uniram e colocaram a imagem de Santa Bárbara e, no dia 4 de dezembro de 1970, com o apoio do prefeito João Durval, iniciaram esta festa.”
O diácono contou que Santa Bárbara é patrona dos comerciantes, bombeiros, arqueiros, e defensora dos raios, trovões e relâmpagos. Além disso, lembrou da celebração nas religiões de matrizes africanas, que comemoram o dia de Iansã.

“Então ela é, nessas duas religiões, tanto na igreja católica quanto nas igrejas afros, é uma mulher de bastante influência e motivação para a caminhada no mundo em que as pessoas são totalmente excluídas e martirizadas.”
Gilberto também fala sobre a história da santa, que morreu aos 37 anos, no século IV. “Ela morreu porque abraçou a cristã católica”.
Devoção a Santa Bárbara
Josenilda Gomes, devota de Santa Bárbara, disse que todos os anos está presente na missa. “Eu gosto muito e não perco”. Assim como Maria Feliciana, que falou que ama a santa. “Santa Bárbara é minha mãe, desde a hora que eu nasci”.
Taniana de Meirelles, acompanhando a sogra, acredita que a festa celebra uma santa muito dedicada. “As pessoas têm muito afeto a ela”.

Silvaney Araújo, secretário de Agricultura, falou sobre a importância da santa para os agricultores e feirantes. “Santa Bárbara é um símbolo de coragem e de resistência”. Da mesma forma, Cristiano Lobo, secretário de Cultura, esteve presente na celebração e chamou atenção para a programação cultural, com atrações musicais regionais.
Cristiano Gonçalves, diretor do Centro de Abastecimento, relembrou que Santa Bárbara é padroeira do Centro. Portanto, o local comemora o dia servindo 3 mil pratos de caruru, a partir das 11h, bem como com apresentação musical de três atrações, como samba de roda.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
