

A Caixa d’Água do Tomba é referência para a população feirense, desde 1984, quando foi construída como parte do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Pedra do Cavalo. Agora o monumento, que chama a atenção pela arquitetura arrojada, passará a integrar o patrimônio cultural de Feira de Santana. O Projeto de Lei 09/2025, de autoria do presidente Marcos Lima (UB), que oficializa o reconhecimento da obra, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira (4).
Localizada na zona sul da cidade, no bairro Tomba, além de se tornar referência histórica e urbanística para a população feirense, a Caixa d’Água tem valor simbólico e paisagístico da estrutura, cujo formato característico remete a um disco voador, tornando-a ícone urbano e cartão postal de Feira de Santana. “Sua importância cultural é efetiva, sendo objeto de registros artísticos, homenagens e manifestações que reforçam a memória coletiva e a identidade local, justificou Marcos Lima.
A Caixa d’Água do Tomba possui 30 metros de altura, 20 metros de colunas e 10 metros de reservatório e é usada com frequência como cartão-postal da cidade.
As informações são do site da Câmara Municipal de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
