10 de December de 2025
Operação TDI
Foto: Polícia Federal
Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva, além do bloqueio de valores em contas bancárias de até R$ 50 milhões.
Operação TDI
Foto: Polícia Federal

Salvador/BA. A Polícia Federal, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Federal, deflagrou, nesta quarta-feira (10), a operação Anansi, em combate ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de capitais vinculados a organizações criminosas atuantes no extremo sul do estado da Bahia.

Ao todo, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares, entre elas o bloqueio de valores em contas bancárias de até R$ 50 milhões.

As investigações apontam a existência de um grupo criminoso especializado no envio de cocaína para a Europa por meio de embarcações pesqueiras, tendo o extremo sul da Bahia como ponto estratégico e recorrente de apoio logístico para essas organizações.

Em dezembro de 2024, foi possível identificar e apreender, na região de Cabo Verde, uma embarcação pesqueira que partiu do sul da Bahia, transportando, aproximadamente, 1.600 quilos de cocaína. A partir daí, as investigações evoluíram para identificação das pessoas responsáveis pelas ações criminosas.

Chamou a atenção dos investigadores que alguns pescadores e empresários do ramo de embarcações pesqueiras se transformaram em verdadeiros empresários do tráfico internacional de drogas, utilizando o conhecimento técnico que possuem sobre navegação e rotas marítimas em favor das atividades criminosas.

A investigação teve o apoio direto da Europol e conta com cooperação jurídica internacional com Cabo Verde e com países da Europa, como Portugal, Espanha e França, reforçando o caráter transnacional da atuação criminosa.

No curso das diligências de hoje, foram apreendidos veículos, aparelhos celulares e outros bens, que serão submetidos à análise, visando ao rastreamento patrimonial e à consolidação das provas colhidas.

As investigações prosseguem com o objetivo de identificar todos os autores e demais envolvidos nas ações criminosas, bem como aprofundar a análise das estruturas financeiras utilizadas para a lavagem dos recursos provenientes do tráfico internacional de drogas.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.