

Um grupo de estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana realizou um protesto de forma pacífica, na tarde desta quarta-feira (10), momentos antes da cerimônia de inauguração do teatro da instituição. Eles aproveitaram a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para reivindicar melhorias no campus.

O estudante Tiago de Jesus, do curso de História, representou a classe estudantil. Segundo ele, o ato foi realizado em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e com a Associação dos Docentes da Uefs (Adufs).
Os estudantes reconheceram que a construção do teatro, considerado o maior do interior da Bahia, foi uma obra importante para o campus e para a comunidade externa, mas eles destacaram que era necessário apontar a necessidade de aprimoramento na estrutura geral da universidade.

“É um momento importante para a gente essa inauguração, apesar de todos os problemas que a gente vem tendo na universidade, problemas estruturais mesmo. A estrutura da universidade na totalidade precisa de mais melhorias. A gente não pode deixar de ressaltar que é muito válido esse momento que o governador vem fazer, esse espaço é muito importante, vai ser muito bom para a nossa trajetória acadêmica, traz lazer, traz arte, mas a gente precisa de mais melhorias”, declarou o estudante em entrevista ao Acorda Cidade.

As reivindicações incluíram a situação do restaurante universitário, conhecido como Bandeijão. “O bandejão funciona, apesar da qualidade irrisória, e precisa de melhorias. Agora está tendo a abertura de um outro restaurante universitário que vai ser destinado, infelizmente, apenas para quem tem mais condições de pagar. Enquanto isso, os estudantes sofrem na questão da permanência dentro da universidade”, declarou o estudante.
A pauta do movimento foi entregue ao governador.
O teatro
Conforme divulgado pela Uefs, a obra do teatro contou com um investimento de mais de 8 milhões de reais. Com 931 lugares, o maior teatro do interior da Bahia conta com iluminação cênica, difusores, paredes acústicas, telas de projeção, plataforma elevatória para acesso ao palco, sala de ensaio, de podcast, camarim, sistema de sonorização e climatização.

Com informações do repórter Ney Silva, do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
