

Praça lotada, público interagindo com o palco. Energia e emoção transbordando por todos os poros. Nunca a primeira noite do Natal Encantado foi tão animada, quando o erudito e o popular não se fundiram, mas apresentaram o que há de melhor.
Quem foi prestigiar a abertura dos festejos locais de final de ano retornou para casa com a certeza de que o resultado da abertura do Natal Encantado deste ano aponta para o melhor, em todos os sentidos, da história.
O núcleo infantil feirense da Neojiba, formado por jovens com idades entre sete e 16 anos, apresentou peças clássicas de compositores importantes, como o alemão Johann Sebastian Bach, além de árias de óperas que, mesmo não fazendo parte do mundo musical da grande maioria das pessoas, se tornaram conhecidas, como O barbeiro de Sevilha.
Os músicos, comandados pelo maestro Ricardo Castro, mostraram ao grande público — que tem pouco contato com os instrumentos de uma orquestra — que talento não tem idade para ser despertado. E deram o que têm de melhor. Mostraram que têm futuro tocando flauta, oboé, clarineta ou violino.
O cantor Geraldo Azevedo disse que as produções iniciaram conversações para acertar os detalhes de uma apresentação especial no próximo ano, em Feira de Santana.
Geraldo Azevedo é ovacionado pelo público
O cantor e compositor Geraldo Azevedo e o seu violão afinado mostraram por que a dupla encanta e lota praças, arraiás e casas de espetáculo há muitas décadas. Na noite desta quinta-feira, 11, na abertura do Natal Encantado, foi ovacionado pelos fãs de todas as idades, que literalmente tomaram todos os espaços da Praça Padre Ovídio para vê-lo cantar seus grandes sucessos.
Geraldo Azevedo foi ele mesmo: chapéu de massa na cabeça, cabelos grisalhos ao vento, óculos escuros e sua peculiar camisa colorida. Abriu o show com Princípio do Prazer e encerrou com Canção da Despedida. Fez como o verso da canção: disse que ia embora, mas sabia que iria voltar. No bis, mais duas pérolas — Táxi Lunar e, para fechar, como bom pernambucano, tocou Cabeleira, um frevo.
O coro formado por milhares de vozes, que o acompanhou em várias músicas, foi a prova inconteste de que o show mais do que agradou. A resposta era a mesma a cada introdução da música que dedilhava ao violão. O cantor e compositor pernambucano — nasceu em Petrolina há 80 anos — recebia aplausos, era acompanhado pelo público e, ao final, novamente aplaudido.
Geraldo Azevedo tem dezenas de músicas conhecidas em seu catálogo. Algumas têm resposta imediata do público, como Dona da Minha Cabeça, Caravana, Dia Branco, Margarida, Você Se Lembra?, Quando Fevereiro Chegar, entre tantas outras que estão no imaginário popular.
Ele elogiou o projeto Natal Encantado, organizado pela Prefeitura de Feira de Santana, que definiu como uma festa cultural, afirmando que “a cultura deve prevalecer para celebrar a vida”. Destacou que Feira é o portal do Nordeste, por onde tudo e todos passam.
“Ver apresentações como estas mostra que o Natal Encantado foi realmente planejado para agradar ao público, que mais uma vez vai prestigiar as apresentações dos cantores e bandas, todas de alto nível. Voltarei outros dias”, afirmou a médica Raiza Nery, que estava acompanhada pelo marido, Leonardo Bezerra.
Público ficou satisfeito e prefeito, contente
O prefeito José Ronaldo de Carvalho afirmou que ficou extremamente contente com a primeira noite de festa do Natal Encantado.
“Todos observaram que o público, pelas manifestações, ficou satisfeito com as atrações.” Para ele, os resultados positivos são prenúncio de um evento grandioso.
Ele ressaltou que a retomada das comemorações deveria ser, como está, grandiosa, com grandes nomes da música popular, romântica e de outros ritmos.
O prefeito destacou a estrutura montada para o evento — com destaque para o palco — e a preocupação com a segurança do público.
E, não menos importante, destacou quem estaria no palco, que, na opinião dele, vai atender a todas as expectativas de quem for à Praça Padre Ovídio.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, destacou o esforço conjunto das secretarias e órgãos municipais para a realização do Natal Encantado. “Quando se trabalha unido, o resultado é esse: sucesso.”
Estiveram presentes ao evento secretários municipais, como os titulares da Secom, Joilton Freitas; de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio; de Agricultura, Silvaney Araújo; e o interino da Semob, Rodolfo Suzarte.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.
