

Foi realizada nesta segunda-feira (15) a Solenidade de Passagem de Comando do 35º Batalhão de Infantaria (35º BI), em Feira de Santana. A cerimônia foi presidida pelo general de divisão André Luiz Aguiar Ribeiro, comandante da 6ª Região Militar, responsável pelos estados da Bahia e Sergipe. Durante o evento, foi oficializada a transmissão do comando do coronel Cristiano Garcia Guedes para o tenente-coronel Gustavo Henrique do Nascimento Monteiro.
O general André Luiz Aguiar Ribeiro destacou a importância da solenidade e ressaltou a continuidade do trabalho desenvolvido pelo batalhão no município.
“O coronel Guedes permaneceu cerca de dois anos à frente do comando e agora o transmite a outro coronel, que dará continuidade a um trabalho exitoso em Feira de Santana. O Exército Brasileiro atua com o braço forte, como toda força armada, e com a mão amiga, que representa o apoio e a presença junto à sociedade. É um trabalho exigente, mas que ratifica a razão de ser do Exército Brasileiro”, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade.
O coronel Cristiano Garcia Guedes, que comandou o batalhão por aproximadamente dois anos, destacou os desafios do período, com foco na manutenção da operacionalidade e no atendimento às demandas da sociedade. Ele também citou ações sociais realizadas durante sua gestão.
“Sempre tive o apoio de todos os integrantes do 35º BI na busca pela nossa visão de futuro e pelo cumprimento das missões constitucionais. Desenvolvemos ações junto à sociedade, como campanhas solidárias e revitalização de praça em parceria com a prefeitura. Buscamos contribuir com o bem-estar e o desenvolvimento social, além de fortalecer a integração”, declarou o coronel, que seguirá para o Rio de Janeiro, onde irá cursar Política Estratégica e Administração do Exército.
O novo comandante, tenente-coronel Gustavo Henrique do Nascimento Monteiro, natural de Teresina (PI), afirmou que pretende manter a integração com a sociedade civil e reforçar a capacidade de pronta resposta do batalhão.
“É uma grande satisfação e honra assumir o comando do 35º Batalhão de Infantaria, uma unidade tradicional do Exército Brasileiro, localizada em uma região estratégica, com um importante entroncamento rodoviário. A expectativa é manter o legado deixado pelo coronel Guedes, fortalecer a integração com a sociedade civil, ampliar a capacidade de pronta resposta, apoiar a população e cumprir as missões constitucionais”, disse ao Acorda Cidade.
Monteiro ressaltou ainda sua experiência em unidades do Nordeste. “Já servi em batalhões de Fortaleza, Teresina e Crateús. Tenho experiência com desafios comuns da região e espero contribuir para a continuidade e o fortalecimento do trabalho realizado. A 6ª Região Militar tem grande atuação na Bahia, e o 35º BI possui relevância significativa nesse contexto”, completou.
O novo comandante informou que já atuou em batalhões de Fortaleza (CE), Teresina (PI) e Crateús (CE).
Com informações do repórter Ney Silva, do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
