

Uma moradora de Feira de Santana entrou em contato com o Acorda Cidade fazendo um apelo à comunidade para conseguir realizar uma cirurgia urgente de retirada dos rins.
Rosalina da Silva Menezes contou que a demora na regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) tem agravado o seu quadro de saúde, que já compromete órgãos, alimentação e respiração.
Ao Acorda Cidade, ela explicou que precisa retirar os dois rins, procedimento que deve ser feito um de cada vez, por se tratar de uma cirurgia de grande porte e de alto risco. De acordo com os médicos, após a cirurgia, ela ainda deverá permanecer internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Não consigo me alimentar, já está tendo dificuldade para respirar. Ele está comprimindo os órgãos. Não estou sentindo tanta dor assim, mas o médico disse que se continuar crescendo, vai chegar um momento em que o remédio não vai dar mais conta”, relatou Rosalina.

Rosalina contou que já realizou a maioria dos exames solicitados e que o cirurgião pediu recentemente mais dois, para verificar se há presença de tumor em um dos rins. Caso seja confirmado, o rim com tumor deverá ser retirado primeiro.
Para a possibilidade de realizar o procedimento na rede particular, o valor está muito acima da condição da paciente. “A cirurgia custa em torno de 50 mil reais, cada rim. Depois, como vai precisar da UTI, cada dia na UTI são 10 mil reais. Como eu tenho diabetes e outros problemas, o médico disse que posso precisar ficar mais dias. Então, ele [médico] disse que tinha que ter mais ou menos 100 mil reais livres, e eu não tenho condições”, explicou.
Atualmente, Rosalina recebe auxílio, pois não consegue trabalhar por conta do estado de saúde. Ela contou que iniciou uma campanha na internet, mas até o momento arrecadou apenas R$ 5 mil.
O objetivo, segundo ela, é conseguir ao menos realizar a primeira cirurgia. “Tirando um rim já dá para aliviar e esperar o outro pelo SUS”, afirmou.
Você pode ajudar entrando em contato pelo telefone (75) 98100-0738 ou contribuir por meio da chave Pix 71993004847.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Matéria escrita pelo estudante de jornalismo Davi Cerqueira sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.
