

Moradores do bairro Ponto Central, em Feira de Santana, buscaram o Portal Acorda Cidade para denunciar o abandono do antigo prédio da Secretaria de Saúde, localizado na Avenida João Durval Carneiro, próximo à Feirinha da Estação Nova.
Segundo as informações apuradas pela reportagem, o local está fechado em estado de abandono e, segundo as denúncias dos moradores, pessoas estão entrando no local para depredar o espaço.

No momento, a Secretaria de Saúde está localizada na Avenida Getúlio Vargas, mas, conforme o Acorda Cidade já divulgou em junho deste ano, a pasta deve retornar para o antigo prédio. A pergunta que fica é: quando será essa realocação?

Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Matos, um projeto para retomar o lugar deve ser entregue até o final do ano. Ao Acorda Cidade, ele confirmou novamente que a pasta vai retornar para o prédio da João Durval.
Matos fez questão de destacar que, quando o governo atual assumiu, não havia mais obra no local. No anterior, ainda na gestão do ex-prefeito Colbert Martins, os serviços da SMS foram deslocados para outro espaço porque o prédio iria ser reformado para abrigar um novo Hospital Dia, que não foi levado à frente.

“Quando entramos na Secretaria de Saúde, não existia obra em andamento; isso é importante para não ficar parecendo que a gestão atual paralisou a obra. É importante destacar isso e aí nós fomos entender o que tinha de projeto para ali. Era um Hospital Dia de mais ou menos 20 leitos, sem leito de UTI, sem algumas estruturas que a gente entende que são muito importantes. Entendemos que construir um hospital daquela dimensão, com aquele perfil, não atenderia aos anseios de Feira de Santana, à necessidade, e não era compatível com o tamanho de Feira”, disse.

De acordo com o secretário, na coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (17), pelo prefeito José Ronaldo, o gestor garantiu que “os recursos estão assegurados por parte da prefeitura”. Agora, um projeto está sendo montado para atender à nova realidade da Secretaria de Saúde.
“Nos reunimos há mais ou menos 10 dias com o superintendente da Soma e também com o subsecretário de Planejamento, que estão montando esse projeto, para a gente discutir se o pré-projeto que eles fizeram, seria adequado às necessidades da prefeitura. Essa foi a terceira reunião e fizemos um ajuste fino e colocamos alguns ajustes que seriam necessários para atender, não o que era antes, para atender o que é necessário hoje”, explicou ao Acorda Cidade.
“Hoje a gente tem residência médica, hoje a gente tem um sistema de controle na secretaria muito maior”, acrescentou.
Ainda segundo Rodrigo Matos, a licitação deve ser entregue no início de janeiro para iniciar as obras de reparação.

“Depois da licitação, é o prefeito que dá a ordem de serviço e a gente tem uma estrutura mais humanizada, adequada e acessível para a população. Então, de fato, ali volta a ser a Secretaria de Saúde, como foi anunciado pelo prefeito na coletiva, com recursos assegurados.”
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também:
Serviços da Secretaria Municipal de Saúde já funcionam em novo endereço
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
