

A equipe baiana da categoria infantil principiante conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Infantil e Juvenil de Nado Artístico 2025, em Curitiba, Paraná, no último final de semana. Além das meninas da modalidade aquática, os baianos também fizeram bonito com dois bronzes no Brasileirão Interclubes de Verão Olímpico e Paralímpico de Tênis de Mesa 2025, em Blumenau, Santa Catarina.
Ao todo, dez atletas viajaram por meio da concessão de passagens aéreas do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para os dois torneios nacionais na última semana. O investimento da Sudesb em 2025 foi de R$ 3,6 milhões na concessão de passagens aéreas e terrestres e transporte para atletas baianos disputarem competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais no Brasil e no mundo.
Nado Artístico – Se até o ano passado três das quatro meninas do grupo do nado artístico não sabiam nadar, após entrarem no Projeto Natação em Rede, não só aprenderam, como demonstraram aptidão e potencial para se desenvolverem no esporte. A técnica da equipe Maria Helena comenta o resultado das medalhistas.

“Aprenderam a nadar ao mesmo tempo que aprenderam os fundamentos do nado artístico e estão aí já despontando. Foram super bem, nadaram super bem e a gente teve pouco tempo de treino, especialmente de contato com a água, então foi um resultado muito bom”, afirma.
Ainda que o nado artístico seja uma modalidade olímpica, Helena aponta que é um esporte não tão conhecido no estado e que há muito potencial para o desenvolvimento. “É preciso entender que o nado artístico é uma modalidade olímpica e que é possível sim aprender desde pequenininha. A criança precisa ter constância e terminamos com muita rotatividade. Então é importante levar a criança, acompanhar, é possível a gente montar aqui na Bahia uma cultura de prática do nado artístico”, comenta a técnica.

Para o desenvolvimento da modalidade, tanto as jovens atletas quanto à técnica Maria Helena e sua auxiliar viajaram com incentivo de passagens aéreas concedidas pela autarquia estadual. Outro investimento estatal no desenvolvimento de esportes aquáticos é o projeto no qual elas iniciaram a prática: Natação em Rede, uma parceria da Sudesb com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).
Tênis de Mesa – A Bahia também subiu ao pódio não uma vez, mas duas vezes, durante o Brasileirão Interclubes de Verão Olímpico e Paralímpico de Tênis de Mesa 2025. Gabriela Santiago, apoiada pelo FazAtleta, conquistou o bronze na categoria lady; e Renato Simões também garantiu a terceira colocação na categoria veterano 70. Eles fazem parte do grupo de quatro atletas que viajaram com apoio da Sudesb.

Gabriela, inclusive, concluiu o ano na quarta colocação do ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) em 2025. “O apoio do FazAtleta foi muito importante para mim nesse ano, porque, graças a Deus em primeiro lugar, consegui ser campeã sul-americana e me manter entre as dez melhores da minha categoria em diversas competições tanto estaduais quanto nacionais. Ano que vem, tenho a possibilidade de participar do Pan-americano e do mundial de veteranos. É uma emoção muito grande conseguir representar de maneira nacional a Bahia no tênis de mesa. Pretendo me empenhar ainda mais”, cita Gabriela.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
