22 de December de 2025
Prefeitura de Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
As inscrições seguem até às 23h59 do dia 22 de janeiro de 2026. Os candidatos devem se inscrever através da página do concurso.
Prefeitura de Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

As inscrições do concurso público para o cargo de professor de nível superior na Secretaria de Educação de Feira de Santana começam nesta segunda-feira (22), a partir das 14h. Serão disponibilizadas mil vagas, conforme informa o edital disponível no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura Municipal de Feira de Santana publicado no dia 20 de dezembro deste ano.

As inscrições seguem até às 23h59 do dia 22 de janeiro de 2026. Os candidatos devem se inscrever através da página do concurso.

De acordo com o edital, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) executará o concurso, que terá três fases, sendo elas uma prova objetiva, discursiva (redação) e de títulos.

Sobre as provas

As provas objetiva e discursiva tem caráter eliminatório e classificatório, e acontecerão em Feira de Santana. Já a prova de títulos tem caráter classificatório.

Confira as datas abaixo:

Inscrições para concurso público da Prefeitura para professor de nível superior começam nesta segunda-feira (22)
Foto: Diário Oficial/ Prefeitura Municipal de Feira de Santana

A prova objetiva terá 65 questões no total, cada uma vale 1 ponto, portanto, a avaliação totaliza 65 pontos. Dessas questões, 15 são de Português; 5 de Direitos Humanos, Ética e Cidadania; 20 de Didática; bem como 25 questões de conhecimentos específicos do cargo.

Para ser aprovado, o candidato deve obter 50% do total de pontos, não podendo obter nota igual a zero em qualquer uma das disciplinas.

Tanto esta prova quanto a discursiva compõem a primeira fase e acontecerão no mesmo dia, com duração de cinco horas.

Segundo o edital, a primeira fase acontecerá dia 08/03/2026, das 13h às 18h, horário de Brasília. 

Prova discursiva

A prova discursiva, conforme o edital, consistirá na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo com, no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas, sem contar o título. 

De acordo com o edital, a avaliação será composta por uma questão com base em um tema da atualidade. A prova será avaliada na escala de zero a 30 pontos.

Dessa forma, o candidato será aprovado nesta fase se tiver acertado, no mínimo, 50% na totalidade da pontuação da prova discursiva.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.