23 de December de 2025
Camara-Municipal-de-Feira-de-Santana-Recesso-Sao-Joao-Sao-Pedro-Foto-Ney-Silva 13º salário
Câmara Municipal de Feira de Santana | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Um dos grandes avanços deste ano foi a estruturação da Escola do Legislativo e a realização das visitas guiadas à Casa.
Camara-Municipal-de-Feira-de-Santana-Recesso-Sao-Joao-Sao-Pedro-Foto-Ney-Silva 13º salário
Câmara Municipal de Feira de Santana | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, Marcos Lima (União Brasil), apresentou um balanço das ações da Casa em 2025. Durante uma entrevista ao programa Acorda Cidade, na manhã desta terça-feira (23), o gestor destacou o equilíbrio nas contas e a expectativa para a realização de um concurso público e a instalação de uma TV aberta no próximo ano.

No Azul

Lima comentou sobre a saúde financeira da Câmara ao ser questionado por que a Casa Legislativa de Feira de Santana não se comportou como outras unidades que devolveram parte do orçamento anual, a exemplo de Salvador. O presidente explicou que o volume e as despesas impediram o movimento.

Presidente da Câmara Municipal se reúne com MP para tratar sobre obra inacabada no prédio anexo
Presidente da Câmara Municipal, Marcos Lima (União Brasil) | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“O orçamento da Câmara de Salvador é praticamente seis vezes o nosso. O que eles devolveram é quase todo o valor que recebemos no ano. [Além disso] hoje a Câmara tem 600 funcionários, entre assessores, servidores efetivos e concursados, e estagiários. Cada vereador pode ter até 20 assessores; ele tem um valor estipulado para distribuir na sua assessoria”, disse Marcos Lima.

Instalação da TV Câmara

O presidente também ressaltou que a Câmara tem investido em modernização e transparência e que um dos grandes avanços deste ano foi a estruturação da Escola do Legislativo e a realização das visitas guiadas à Casa com grupos de estudantes. Além disso, Lima confirmou o andamento do processo para implantação de uma TV aberta.

“Nós estamos trazendo agora a TV Câmara para Feira de Santana; já está bem avançado esse processo. Será mais uma TV para a cidade, ampliando o acesso da população às atividades do Legislativo. Será um canal de televisão aberto, como a TV Feira. Já contratamos a empresa”, disse.

Concurso público

Outro ponto adiantado foi a previsão de um novo concurso público para a Câmara Municipal. De acordo com Marcos Lima, o certame deve ofertar mais de 30 vagas em diversas áreas, incluindo a criação da Polícia Legislativa. “Estamos preparando o concurso para o próximo ano, para recompor vagas deixadas por aposentadorias e desligamentos. É uma necessidade da Casa”, explicou.

Concurso público - prova
Foto: Freepik

Ao final, o presidente avaliou 2025 como um ano produtivo do ponto de vista administrativo e institucional. Lima aproveitou a oportunidade para agradecer aos servidores e vereadores pela colaboração nas melhorias implantadas e afirmou que a Câmara seguirá buscando avanços.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.