

A Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana passa a oferecer um serviço de endoscopia avançada com foco no diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo, especialmente o câncer, com atendimento também pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura foi apresentada nesta segunda-feira (29) durante evento que reuniu autoridades do estado.
De acordo com a provedora da Santa Casa, Fernanda Reis, o novo centro amplia a capacidade de diagnóstico precoce e permite tratamentos com aparelhos menos invasivos nas doenças gastrointestinais. “Estamos falando de um aparelho de alta tecnologia, que consegue predizer durante o exame uma doença oncológica, possibilitando esse diagnóstico precoce e a possibilidade de cura com tratamentos não cirúrgicos, e sim endoscópicos”, explicou.

O acesso ao serviço será garantido também pelo SUS. A provedora informou também que a unidade está na fase de contratação de profissionais e organização do fluxo de atendimento para marcação. “A ideia é que vai ter possibilidade de marcação para exames de diagnóstico precoce”, pontuou.
O coordenador do Centro de Endoscopia Digestiva da Bahia, o médico Victor Galvão explicou que o serviço foi estruturado para integrar toda a linha de cuidado oncológico. “A tecnologia incorporada visa desde o diagnóstico mais precoce até a indicação de tratamentos, inclusive quimioterapia e radioterapia”, destacou.

Segundo ele, os equipamentos utilizam imagem de alta definição, cromoscopia digital e magnificação de até 145 vezes, o que permite identificar lesões ainda na fase inicial. “Conseguimos um diagnóstico mais rápido, tratamentos menos invasivos e devolver o paciente mais rápido para a sua casa”, afirmou. A expectativa é que, após a consolidação da equipe, sejam realizados mais de 300 exames por mês.
De acordo com o coordenador, o serviço funcionará em horário administrativo para atendimentos eletivos. À noite e aos fins de semana, os atendimentos serão de suporte à demanda interna do hospital. “Em casos de urgência, como pacientes internados ou na UTI, a equipe ficará de prontidão”, explicou.
O deputado federal Zé Neto (PT), responsável pela destinação de emendas parlamentares para a Santa Casa, destacou o volume de recursos investidos na unidade hospitalar. “São R$ 13,2 milhões em emendas para este serviço, e já estamos chegando a quase R$ 30 milhões investidos aqui nos últimos quatro anos”, afirmou.
Zé Neto também chamou atenção para o alcance regional do novo centro. “Esse é o serviço de endoscopia mais moderno da Bahia, com inteligência artificial. Hoje, apenas dois hospitais no estado têm essa tecnologia. Aqui, estamos oferecendo esse atendimento pelo SUS, para a população mais humilde de Feira, da região e de toda a Bahia”, pontuou.

Além do centro de endoscopia, o parlamentar anunciou novos investimentos em andamento na Santa Casa. Entre eles, a entrega do setor de hemodinâmica nos próximos meses, que deve ampliar os atendimentos nas áreas cardiológica, vascular e neurológica, além do avanço do projeto do Hospital Baiano de Oncologia, que já conta com recursos assegurados, segundo o deputado.
Representando a Sesab, o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Karlos Figueiredo, informou que o atendimento tem caráter regional. “Todos os municípios da macrorregião centro-leste são beneficiados. São mais de cem municípios que a Santa Casa está ajudando e acolhendo”, disse.

Com informações do repórter Ney Silva, do Acorda Cidade
Estagiário de jornalismo Davi Cerqueira, sob supervisão da jornalista Jaqueline Ferreira, ambos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
