31 de December de 2025
Loja de roupa em Feira de Santana
Loja de roupas no Feira VII | Foto: Beatriz Rosado/ Acorda Cidade
Diferente do que muitos imaginam, usar branco na virada para 2026 pode não ser a melhor escolha para todos.
Loja de roupa em Feira de Santana
Loja de roupas no Feira VII | Foto: Beatriz Rosado/ Acorda Cidade

A virada de ano é sempre um momento especial para quem acredita em recomeços. A chegada de um novo ciclo traz consigo a expectativa de oportunidades, mudanças e de um ano ainda melhor que o anterior. Por isso, crenças e superstições fazem parte dos rituais da virada, especialmente na escolha das roupas. As cores carregam significados próprios e simbolizam os desejos de quem tem fé em realizar.

Diferente do que muitos imaginam, usar branco na virada para 2026 pode não ser a melhor escolha para todos. Em entrevista ao Acorda Cidade, Ana Paula, lojista do segmento da moda, conta que em sua loja, localizada no conjunto Feira VII, no bairro Tomba, em Feira de Santana, a cor não tem sido a mais procurada pelos clientes neste fim de ano.  A mudança pode ter relação com o chamado Ano Pessoal, conceito que associa números a diferentes fases da vida. 

Numerologia

De acordo com a numeróloga e astróloga Andreza Cedraz, a tradição de usar branco no ano novo simboliza paz, limpeza espiritual e recomeço, ligado também a aspectos religiosos, além de representar uma folha em branco para renovar metas e pensamentos. Andreza explica que o ano de 2026, vem com a energia da vibração do número 1, representado pela cor vermelha, que também simboliza coragem para o início de ciclo. 

“Na numerologia, cada soma dos algarismos do ano vira um número, e essa soma sempre precisa ser reduzida para um número de 1 a 9. Em 2026, a soma resulta em 10, então a gente reduz: 1 + 0 = 1. Isso significa, literalmente, uma renovação de ciclo. A gente está passando por um período muito transformador mundialmente, socialmente e politicamente”,  explicou Andreza ao Acorda Cidade.

 Andreza Cedraz astróloga
Astróloga e numeróloga Andreza Cedraz | Foto: Arquivo pessoal

Segundo a astróloga, o momento é como um pequeno renascimento na vida. “Esse momento fala sobre abrir novos caminhos, cheios de energia. E, para isso, vai ser preciso força e motivação para recomeçar, isso vai exigir de você muito mais garra e muito mais coragem, e quando falamos de coragem, surge a cor vermelha”, explicou.

A aposta da astróloga é utilizar algum item vermelho no look, seja na roupa, nos acessórios ou até no próprio ambiente. “Ele [o vermelho] pode te ajudar a alinhar os seus desejos de novidades, a intenção do recomeço e aquela vibração de força, decisão e presença. O vermelho fala sobre esse movimento do primeiro passo”.

“Mas ainda posso usar branco?”

Para quem não quer deixar o branco de lado, Andreza também traz como opção. “O branco fala de recomeço e limpeza espiritual, tanto ele quanto o vermelho falam sobre ativar a força e a coragem para encarar os desafios da vida, mas também com muita iniciativa. É como se a gente dissesse: agora é a minha vez”, afirmou.

Vitrine de loja de roupa
Vitrine de loja | Foto: Beatriz Rosado/ Acorda Cidade

Tendências de moda para 2026

Em entrevista ao Acorda Cidade, a lojista Ana Paula Costa, de 27 anos, contou que peças brancas não estão saindo com tanta força quanto nos anos anteriores, agora, o branquinho deu vez a cores vibrantes.

Ana Paula Costa, lojista
Ana Paula Costa | Foto: Beatriz Rosado/ Acorda Cidade

“A gente está vendo os clientes procurarem cores que se relacionam com signos. Elas querem cores místicas, tem muita cliente fazendo aqueles cálculos. Meu signo é tal, então eu tenho que passar de vermelho, de amarelo, de azul… e eu acho muito mais legal, porque elas procuram o significado que cada cor vai trazer pro seu ano”, explicou Ana.

Tons terrosos e texturas

A lojista explica que os tons terrosos também estão em evidência. “Para os looks de 2026, vem muito forte o areia, que é uma tendência super forte, os tons off-white e os tons terrosos— cores voltadas à natureza”. 

Apesar disso, tem clientes que não abrem mão da cor branca, mas agora, as roupas vêm acompanhadas de texturas.

“Ainda tem aquele público que permanece na cor branca, mas agora associado às texturas de crochê, renda e tule, por exemplo. Elas já querem um branco com pedrarias e conchinhas. As mulheres estão valorizando também o ‘max’, como uma forma de se destacar mais”, afirmou a lojista.

Ana Paula look marrom
Ana Paula | Foto: Arquivo pessoal

Vermelho: a cor do ano

Ana Paula também aposta na cor vermelha para esta virada de ano. “Eu acho que só vai dar vermelho nessa virada. Eu vi que a cor de 2026 é o vermelho. E assim, com peças fluidas ou recortes leves, representando leveza e fluidez na vida.”

“Tudo isso vai estar associado a peças com transparência. A lingerie vem sendo usada como uma peça aparente por baixo do tule. Vem aí franjas para dar movimento às composições, porque é um ano de feminilidade, mas também associado ao conforto. A mulher vem trazendo à tona aquele ar feminino, aquele ar sensual”, afirmou.

Ana Paula Look vermelho
Ana Paula | Foto: Arquivo pessoal

Maximalismo e peças divertidas

Na loja de Ana Paula, os acessórios mais procurados são os maximalistas e peças que trazem tons presentes na natureza. “As peças maximalistas são aquelas mais pesadas, mais chamativas, muito associadas também à fauna e flora. 2026 tem muito disso, muito metalizado, mas o maximalismo vem. Até aqueles acessórios ‘funny’, que são, por exemplo, sandálias com aspecto juvenil, mais fofinhas”, explica.

Misturar prata e dourado também é uma opção para quem quer ousar no look. “Pode misturar sem medo, fica super elegante”, completa a lojista.

colares maximalistas
Colares maximalistas | Foto: Beatriz Rosado/ Acorda Cidade
acessórios (brincos e colares)
Acessórios | Foto: Beatriz Rosado/ Acorda Cidade

Ao ser questionada sobre qual cor vai usar na virada, Ana Paula revela que está fechada com o vermelho. 

“Mais certo que o Sol é eu usar vermelho. Porque assim, sou uma ariana e nata, e me falaram que pessoas de áries têm que usar vermelho. A cor de 2026 vai ser vermelha, eu tô firme e forte pra nada dar errado. Não tem outra opção, já fechei com vermelho”, brincou.

Dicas de numerologia

Para descobrir qual número vai reger a sua vida em 2026, o cálculo é simples: basta somar todos os números da sua data de nascimento mais o número 2026. O resultado precisa ficar entre 1 e 9, caso ultrapasse esse valor, é necessário somar os algarismos novamente.

Por exemplo: quem nasceu em 19 de novembro soma 1+9+1+1+2+0+2+6, totalizando 22. Em seguida, 2+2 resulta em 4, que será o número pessoal para 2026.

Número 1

Cor: Vermelho
Representa liderança, iniciativa, força e coragem.

Número 2

Cor: Laranja
Simboliza cooperação, sensibilidade, diplomacia e equilíbrio emocional.

Número 3

Cor: Amarelo
Relacionada à comunicação, criatividade, alegria e expressão pessoal.

Número 4

Cor: Verde
Representa estabilidade, organização, disciplina e trabalho.

Número 5

Cor: Azul ou violeta
Simboliza liberdade, movimento, mudanças e versatilidade.

Número 6

Cor: Azul Índigo 
Representa amor, família, responsabilidade e cuidado com o outro.

Número 7

Cor: Roxo/ Violeta
Representa espiritualidade, introspecção, sabedoria e autoconhecimento.

Número 8

Cor: Rosa/ Marrom
Representa poder material, prosperidade, ambição e sucesso profissional.

Número 9

Cor: Dourado
Simboliza altruísmo, empatia, generosidade e encerramento de ciclos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e no grupo de Telegram.