

Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de Feira de Santana assinou a Ordem de Serviço para a construção de uma nova creche de educação infantil no município. A nova unidade escolar será na Rua Campos do Jordão, no Conjunto Sítio Matias. Serão investidos mais de 3 milhões na obra.
Participaram da cerimônia o prefeito José Ronaldo, ao lado do vice-prefeito e secretário de Educação Pablo Roberto, entre outras autoridades municipais. De acordo com o prefeito, a obra deve ser executada em um ano e deve abranger a demanda de boa parte da região.

Os trabalhos na unidade estavam paralisados há algum tempo, inclusive, em outra gestão do prefeito José Ronaldo, ele mesmo deu a Ordem de Serviço em 2017. Desta vez, a construção está sendo realizada pela empresa Clap Construções Ltda.
“São mais de 300 vagas de creche aqui nessa região. É uma obra muito importante. Essa região tem uma carência muito grande para vagas de creche, e vocês viram lá que fica em frente a um conjunto Minha Casa Minha Vida, fica vizinha ao Feira VII, bem pertinho do Liberdade, do Sítio Matias, então é uma região muito importante, de grande carência para matrícula de alunos aqui nessa região.”
Segundo o prefeito, a creche será de grande porte, a maior já vista na cidade.

José Ronaldo também comentou a municipalização de algumas escolas da cidade. Como o Acorda Cidade já mostrou, muitos pais estão reclamando sobre a mudança, como o caso do Colégio Estadual Eduardo Fróes da Mota.
“Feira de Santana tem hoje em funcionamento 210 escolas. Você tem uma ideia, isso é mais do que o triplo do Estado. Muitas escolas que eram do Estado passaram para a administração do município. Dezenas e dezenas de escolas antigamente, eu me lembro quando eu era deputado, era o estado que administrava em Feira. Essas escolas, na sua ampla maioria, passaram a ser administradas pelo município, então hoje a rede municipal de ensino tem 210 escolas que são mantidas com recursos do município de Feira de Santana e, modéstia à parte, muito bem mantidas.”

A creche vai atender crianças de 1 a 4 anos de idade e deve ter cerca de 300 vagas. Segundo o secretário de Educação, o espaço vai conter berçário, 10 salas de aulas, refeitório, coordenação pedagógica, direção, sala de professor, brinquedoteca, entre outras áreas.
“É uma creche tipo 1, que é a maior creche pactuada pelo FNDE, que é o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. A expectativa é que ela seja uma obra que tem o objetivo de ser concluída em 12 meses. Mas a empresa já está fazendo outras obras no município também na educação e tem um histórico de antecipar. Então nós vamos trabalhar aí com a expectativa de que ela possa entregar em outubro para que a gente possa ter novembro, dezembro para equipar e fevereiro para que ela possa já funcionar como unidade”, acrescentou Pablo Roberto.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também:
Moradores realizam protesto contra municipalização de colégio no bairro Baraúnas
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.


