16 de January de 2026
Robinho | Foto: Reprodução/ Conselho da Comunidade de Taubaté
Robinho | Foto: Reprodução/ Conselho da Comunidade de Taubaté
Defesa fez pedido de atualização na remição no último dia 7 de janeiro; a decisão da Justiça saiu na quarta-feira (14).
Robinho | Foto: Reprodução/ Conselho da Comunidade de Taubaté
Robinho | Foto: Reprodução/ Conselho da Comunidade de Taubaté

A Justiça de São Paulo acatou um pedido de redução em 160 dias de pena no processo do ex-jogador Robinho, condenado a nove anos de prisão por estupro na Itália. Atualmente, ele está preso no Centro de Ressocialização de Limeira (SP), no interior de São Paulo. A decisão pela diminuição saiu na quarta-feira (14).

Na publicação oficial da Justiça sobre a decisão, o magistrado diz que:

— Declaro remidos 160 dias de pena do condenado Robson de Souza, recolhido no Centro de Ressocialização de Limeira — conclui.

Robinho foi condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo e cumpre pena desde março de 2024. Ele completaria a sentença em março de 2033 e, com a redução, poderia deixar a cadeia no fim de 2032.

O pedido da defesa de Robinho pela atualização na redução de pena foi feito no último dia 7 de janeiro.

Segundo informou a defesa dele ao g1, a diminuição de pena foi conquistada por meio de trabalho e estudos realizados na prisão.

— A redução da pena no processo de execução do Robinho não se deu por benefício excepcional, mas pelo reconhecimento legal de 160 dias de remição, conquistados por meio de estudo e trabalho realizados durante a execução da pena, nos termos da Lei de Execução Penal — declarou o advogado Mário Rossi Vale ao g1.

Ainda conforme a defesa de Robinho, ainda não foi elaborado um cálculo de pena atualizado. O processo segue em segredo de Justiça.

Cursos e leituras

Antes dessa atualização de redução de pena, a Justiça de São Paulo tinha acatado um pedido da defesa do ex-jogador Robinho quando ele estava preso em Tremembé em novembro de 2025. Depois, ele foi transferido para o CR de Limeira.

A decisão foi publicada no fim de outubro e, nela, o magistrado considerou estudos, cursos e leituras de livros realizados por Robinho na Penitenciária Dr. José Augusto Salgado, a P2 em Tremembé, local também conhecido como o ‘presídio dos famosos’.

Rotina na prisão

O Centro de Ressocialização (CR) de Limeira (SP), unidade prisional para onde foi transferido o ex-jogador Robinho, abriga réus primários, com penas menores de dez anos e não ligados a facções. Ele é apontado como modelo no estado, tem menos presos do que a média e é considerado mais “tranquilo” por especialista.

Robinho estava preso na P2 de Tremembé, o “presídio dos famosos”, desde março de 2024. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que o ex-jogador deu entrada no CR no dia 17 de novembro e que a transferência foi feita após pedido da defesa dele.

O CR de Limeira foi inaugurado em 2001. Atualmente, a população no regime fechado é de 119 presos, mas sua capacidade é para 104. No regime semiaberto, são 139 presos em espaço para 125. A maioria deles vem da região, em um raio de até dez quilômetros da unidade.

Fonte: ge.globo

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.