17 de January de 2026
Guanambi
Foto: Reprodução
Os caminhões, a carga apreendida e os responsáveis foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi.
Guanambi
Foto: Reprodução

A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) apreendeu três caminhões carregados com madeira nativa extraída de forma ilegal durante uma operação realizada na sexta-feira (16), na BR-030, no município de Guanambi, no sudoeste da Bahia.

De acordoo com o site Achei Sudoeste, parceiro do Acorda Cidade, a ação foi desencadeada após uma denúncia anônima informar sobre o transporte irregular de madeira na região. Durante o patrulhamento e a abordagem dos veículos, os policiais constataram que os condutores não apresentaram o Documento de Origem Florestal (DOF), exigido por lei para o transporte de produtos de origem vegetal.

De acordo com a Polícia Ambiental, a ausência do documento caracteriza infração ao artigo 36 da Lei nº 12.651/2012, que institui o Código Florestal Brasileiro.

Diante da irregularidade, os caminhões, a carga apreendida e os responsáveis foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Ao todo, foram apreendidos cerca de 90 metros cúbicos de madeira nativa, entre eles exemplares de angico branco, jurema preta, umburana, candieiro, cabelo-de-velho e sete-cascas, espécies protegidas pela legislação ambiental.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.