

O verão começou a partir do dia 21 de dezembro, e desde então, o calor tem sido constante no cotidiano feirense. Com isso, o uso de aparelhos de ventilador e ar-condicionado tem ajudado a aliviar o calor, além do consumo de água, sorvetes e açaí.
Muitas pessoas relataram, ao Acorda Cidade, que procuram sair de casa mais cedo ou no final da tarde, para fugir do sol.

Ao Acorda Cidade, Paulo Ricardo, gerente de uma loja de eletro e eletrodomésticos em Feira de Santana, contou que a procura por ventiladores e ar-condicionados aumentou mais de 50%. Segundo ele, a expectativa é que o número de vendas cresça nos próximos meses.
Assim como ventiladores e ar-condicionados, as pessoas também estão buscando climatizadores, por conta de alergias.

“Já aumentou muito, consideravelmente, desde o início do verão. E acredito que vai ser ainda mais próximo do carnaval”, disse Paulo Ricardo, bem como afirmou que alguns tipos de aparelhos de ar-condicionado estão em falta, como os modelos de 9000 BTUs.
Dilson Santana Bispo vende água na Praça de Alimentação, na Avenida Getúlio Vargas, diariamente, há 20 anos. De acordo com ele, que também vende geladão, o consumo aumentou bastante neste verão.

O vendedor disse que vende cerca de 100 garrafas de água, e entre 120 e 130 geladões, por dia. “Hoje vende bastante, no período do verão. Mas, no inverno vende pouco, mas vende também”.
Venda de açaí e sorvetes
Enquanto que Cléo de Souza, que trabalha com venda de açaí, destacou que a demanda por açaí e água está maior do que em comparação ao mesmo período de 2025. Segundo ela, a maioria das pessoas que consomem açaí na loja também compram água, e todos os sabores de açaí são bastante procurados.

Por conta do alto movimento em janeiro, que é comum nesse mês, “acaba procurando mais mão de obra, devido ao movimento que aumenta”, destacou Cléo.
Assim como Gustavo Dantas, proprietário de uma sorveteria no Centro Comercial que também vende açaí. Ao Acorda Cidade, Gustavo contou que os sorvetes mais procurados pelo público são os de fruta, por serem mais frescos e leves. Diferente dos sabores feitos com leite, que são mais pesados e procurados na época do inverno.

“Na época de verão, os sabores mais procurados são os de fruta. É incontestável, não tem como bater. As frutas regionais ainda são mais, que são tangerina, frutas mais cítricas, tipo limão, laranja, mangaba e por aí vai. E agora está com a novidade de licuri, que puxou no afetivo”.
O proprietário também destacou que o verão está começando, e o calor ainda pode surpreender. Dessa forma, esse é o melhor período para as pessoas que vendem sorvete.

“Está na média, (as vendas). A gente esperou que esse ano realmente ia aumentar um pouco as vendas e suprir as expectativas”.
De acordo com Gustavo, a geração mais nova procura mais pelo açaí. Porém, no geral, os sorvetes são mais vendidos, além de água e suco.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
