

A Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana realiza, entre os dias 26 de janeiro e 02 de fevereiro, a sua tradicional Jornada Pedagógica, com o tema central “Alfabetização em Contexto: Equidade, Diversidade e o Direito de Aprender na Rede Municipal de Feira de Santana”. A Jornada acontece entre 26 de janeiro e 02 de fevereiro, e a abertura oficial será no dia 28 de janeiro, com a palestra central do renomado psicólogo, escritor e palestrante Alexandre Coimbra Amaral, que trará uma reflexão poderosa sobre saúde emocional, relações humanas e práticas educativas que fortalecem o direito de aprender.
A Jornada Pedagógica 2026 será um encontro formativo e inspirador que reúne toda a comunidade escolar para refletir, aprender e construir juntos o futuro da educação no município. A programação tem início no dia 26 de janeiro para segmentos como serviços gerais e portaria, cuidados educacionais e equipe administrativa. Nos dias seguintes segue com equipe pedagógica, com diversas ações voltadas para profissionais da educação.
Para o secretário de Educação, Pablo Roberto, nesta edição, o foco da Jornada está em um dos pilares mais essenciais da educação: a alfabetização, entendida como a base para todos os aprendizados futuros e como um direito inegociável de cada criança e jovem. “O tema escolhido expressa a importância de práticas pedagógicas que reconheçam e valorizem cada estudante em sua singularidade, trazendo à tona quatro eixos fundamentais: equidade, alfabetização, diversidade e o direito de aprender”, explica o secretário.
Programação por Segmentos – Formação para todos os Profissionais da Educação
A Jornada Pedagógica abraça e valoriza cada segmento da comunidade escolar. A partir de 26 de janeiro, começam as formações específicas para:
Serviços Gerais e Portaria; Cuidados Educacionais (Cuidadores); Equipe Administrativa. Ao longo da programação (28/01 a 02/02), promoverá encontros formativos para:
Professores da Educação Infantil; Professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental; Professores Gestores e Coordenadores; Professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado); Professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos); Cuidadores.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.
