

Três homens de 36, 42 e 46 anos foram autuados em flagrante, na segunda-feira (19), por policiais da Delegacia Territorial (DT/Itabela), suspeitos de praticarem estelionato contra pessoas idosas no município. A ação foi realizada após registro de ocorrência e início imediato de diligências para identificação e localização dos envolvidos.
Os suspeitos compareciam às residências das vítimas utilizando um veículo e se apresentavam falsamente como advogado e representantes de órgão público. Com o pretexto de recolher documentos para suposto encaminhamento ao Governo, obtinham dados pessoais e bancários. Em visitas posteriores, retornavam aos imóveis para fotografar as vítimas e seus cartões e, pouco tempo depois, foram identificados empréstimos realizados em nome das pessoas sem autorização, causando prejuízos financeiros.
A partir das informações apuradas, os investigadores realizaram diligências com o apoio da Polícia Militar e localizaram os suspeitos. Durante a ação, foram apreendidos aparelhos celulares, cartões bancários de terceiros, anotações e dinheiro em espécie, materiais que serão analisados para subsidiar as investigações e identificar outras possíveis vítimas.
Para o delegado titular, Johnson Masanori, “é fundamental que a população, especialmente idosos e seus familiares, não forneçam documentos pessoais, dados bancários, senhas e nem permita fotografias de cartões a desconhecidos, ainda que aleguem representar órgãos públicos. Diante de qualquer situação suspeita, a orientação é acionar imediatamente a polícia e registrar ocorrência”. As investigações seguem em andamento para apurar a extensão do golpe e responsabilizar todos os envolvidos.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
