

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (21), a nomeação de 57 cuidadores para atendimento escolar de crianças neurodivergentes e com necessidades específicas. Segundo o secretário de Educação, Pablo Roberto, a convocação é um compromisso do governo com as crianças que precisam desse acompanhamento.
“Nós realizamos esse processo seletivo ano passado, convocamos 500. Hoje nós fizemos a posse aqui de mais 57 e o prefeito assinou o decreto também que será publicado nos próximos dias, convocando mais 34. É um compromisso do governo, fazer com que todas as unidades escolares, todas as salas que tenham algum tipo de criança, que tenha necessidade de ter esse acompanhamento por parte do cuidador, nós vamos assegurar”.
De acordo com Pablo Roberto, a nomeação de 500 cuidadores, que aconteceu em 2025, foi um fato histórico que representa um motivo de muita alegria para o governo municipal.
“Nós vamos continuar trabalhando muito para que nenhuma sala possa ter atividade sem ter a presença do cuidador. A legislação determina isso, nós temos a sensibilidade, o prefeito se comprometeu, então para nós é motivo de muita alegria estar participando de atividades como essa”.

Funções de um cuidador
Sobre as atividades de um cuidador, o secretário disse que existem dois tipos de atendimento na sala de aula:
“Nós temos os profissionais que trabalham auxiliando aqueles adolescentes, aquelas crianças, que têm alguma dificuldade no aprendizado. E nós temos esses cuidadores, que nós fizemos o ato hoje aqui, são os que vão atender diretamente junto com os professores que vão auxiliar aqueles alunos que têm algum tipo de deficiência”.
Quanto à capacitação desses cuidadores, Pablo Roberto afirmou que é uma formação continuada que acontece ao longo de todo o ano. Conforme dito pelo secretário, os profissionais participaram de algumas atividades. Além disso, estarão presentes na próxima jornada pedagógica, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de janeiro.
“Nós temos também o centro de inclusão e a divisão que trabalha com educação especial, que vai continuar fazendo essa formação permanente”.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também: Mais de 450 cuidadores tomam posse para reforçar inclusão na rede municipal de ensino
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
