23 de January de 2026
Lateral do Bragantino, natural de Brumado, passa por cirurgia no cérebro
Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
A cirurgia foi para tratar uma malformação arteriovenosa no cérebro (MAV). O procedimento aconteceu na terça (20).
Lateral do Bragantino, natural de Brumado, passa por cirurgia no cérebro
Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Na última quinta-feira (22), o Red Bull Bragantino informou por meio das redes sociais, que lateral-esquerdo, Vanderlan Barbosa, de 23 anos, natural de Brumado, na Bahia, passou por um procedimento neurocirúrgico no cérebro em São Paulo.

A cirurgia foi para tratar uma malformação arteriovenosa no cérebro (MAV). O procedimento aconteceu na terça (20), no hospital Beneficência Portuguesa. A equipe informou que a operação teve sucesso, e o jogador será liberado para voltar a jogar nos próximos meses, mas ainda sem prazo concreto.

Ainda segundo a nota publicada nas redes, no final do ano passado, o atleta apresentou um quadro infeccioso acompanhado de sintoma de cefaleia e durante a investigação desse quadro, em um dos exames de imagem realizados, foi identificada uma alteração que necessitou de investigações mais detalhadas. O jogador foi encaminhado para acompanhamento com neurocirurgião, que orientou exames adicionais para definição do diagnóstico.

Vanderlan passou por avaliações com vários especialistas, e realizou exames complementares até chegar ao diagnóstico do MAV. Diante do caso, em consultas e conversas com neurocirurgiões, foi indicado o procedimento cirúrgico para correção e cura da Malformação Arteriovenosa Cerebral.

Segundo o clube, a cirurgia foi realizada pelo médico Feres Chaddad, referência em MAV na América Latina.

“O clube manifesta todo o apoio ao atleta neste momento e deseja uma recuperação completa e segura, para que ele possa retornar aos gramados em breve”, escreveu o Bragantino.

Vanderlan foi revelado pelo Palmeiras. Desde que chegou ao “Toro Loko”, em agosto do ano passado, o lateral já soma 14 partidas, com uma assistência concedida.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.