24 de January de 2026
Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade
Neste ano, o evento, que reúne fãs de jogos, animes e da cultura pop, acontece até domingo (25) no Centro de Convenções.
Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade

Feira de Santana se transformou mais uma vez em capital da cultura geek. A cidade, conhecida como Princesa do Sertão, foi sede da 13ª edição da Game-Con. Neste ano, o evento, que reúne fãs de jogos, animes e da cultura pop, superou o recorde de público da edição anterior.

Segundo a organização, foram vendidos mais de 3 mil ingressos, o que justificou a transferência para o Centro de Convenções. Entre as atrações mais aguardadas estava o dublador Marco Ribeiro, que empresta a voz para personagens famosos como Woody, de “Toy Story“, Michel Kyle, de “Eu, a patroa e as crianças“, e o inigualável Tony Stark, o “Homem de Ferro”.

Fler Queiroz, organizador da Game-Con | Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade

“A expectativa tá mil, a fila para entrar tá dando quase volta no Centro de Convenções, não para de chegar gente, então a expectativa é que esta seja a melhor edição. Feira de Santana é uma das maiores cidades do interior do Nordeste, ela merecia um evento de game à altura”, disse Fler Queiroz, organizador da Game-Con.

Segundo Fler, toda a equipe trabalha para que, ano após ano, eles superem os próprios recordes, um ingrediente para talvez se tornar o maior evento geek do interior do Nordeste. E, se depender do público feirense, o sonho tem chances reais de se concretizar.

📸Confira a galeria de fotos do evento

🏃‍♀️Sempre cabe mais um

Ao todo, serão dois dias de uma programação recheada, com exibição de animes, oficinas de criação, comercialização de produtos temáticos e o concursos de fantasias cosplay, que neste ano terão uma premiação de R$ 3.700.

Falando em fantasia, elas são um show a parte. Para cada canto que se olhasse, era possível ver personagens de filmes, animes e desenhos animados. A presença constante dos fãs caracterizados criou a sensação de ser teletransportado para dentro das telas de TV ou cinema.

Hannah Rios | Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade

“Desde criança eu sempre fui muito fã de cultura pop, filmes, jogos e animes principalmente. Eu comecei a fazer cosplay em 2022. Foi um momento especial e eu nunca mais quis parar, porque eu acredito que, diante da nossa vida adulta, é sempre bom a gente ter aquele momento de escape”, disse a estudante de publicidade Hannah Rios.

🕺🏾Auuuu!

Já Erike Lima resolveu homenagear um personagem que dominou as telas e encantou o mundo com a voz inconfundível: Michael Jackson. Caracterizado como o rei do pop, com direito ao chapéu e óculos escuros, o jovem contou à reportagem do Acorda Cidade de onde veio a inspiração.

Erike Lima | Foto: Davi Cerqueira / Acorda Cidade

“Eu peguei a inspiração do rei porque ele é famoso, eu quis representar ele como fã. Eu comecei a gostar dele lá em 2013. Vim assim porque eu gosto de ter essa interação com outras pessoas que também gostam do rei”, disse Erick.

👽Na caça pelo prêmio

Andando pelos corredores do Centro de Convenções, era impossível deixar de notar a presença de uma ‘mini-predador’. Maia Bezerra, de apenas 8 anos, passou um bom tempo caracterizada como o pior pesadelo dos Aliens, com um bom motivo: ganhou o prêmio de melhor fantasia cosplay.

Maia Bezerra, de 8 anos, vestida de predador | Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade

“Essa fantasia foi de papelão, EVA e cola quente. Também usou cola quente para fingir que é o sangue do predador e depois pintamos de verde. E também, por último, tinta para pintar as outras coisas”, confessou a garotinha que estava dentro da incrível fantasia.

✨Teletransporte

O jovem Vitor Lucas enfrentou mais de 100 km de estrada para realizar um grande sonho: conhecer o dublador Marco Ribeiro. Atualmente morando na capital, Salvador, Lucas deixou bem claro que a distância não foi um empecilho.

Vitor Lucas | Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade

“Eu gosto de dublagem desde que eu me entendo por gente. Eu cresci ouvindo as dublagens e tudo mais. Isso também meio que me ajudou a moldar quem eu sou hoje, dando uma preferência às dublagens, que também me trazem uma maior sabedoria linguística e cultural”, disse Lucas.

“Inclusive, eu acabei de me formar no curso de História, e tem muita gente que fala que eu tenho uma voz de locutor. Gostaria de me especializar nessa área e também estou fazendo outras relacionadas às minhas paixões”, complementou o jovem.

🗣️O homem de mil vozes

O dublador Marco Ribeiro conversou com a reportagem do Acorda Cidade e contou que é muito gratificante participar positivamente da vida de muitas pessoas, uma vez que ele já emprestou a voz para diversos personagens.

Na lista de mais famosos estão Tom Hanks (em cerca de 80% de seus filmes), Jim Carrey (como em O Máskara), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro, nos filmes da Marvel) e Charlie Sheen. Na animação, Marco Ribeiro dublou o Xerife Woody (Toy Story, substituindo Alexandre Lippiani), Flik (Vida de Inseto), Raphael (Tartarugas Ninja) e Yusuke Urameshi (Yu Yu Hakusho).

Após afirmar que estava muito feliz em participar da 13ª edição da Game-Con, em Feira de Santana, o dublador fez uma reflexão sobre o papel da inteligência artificial como ferramenta de auxílio na dublagem.

Marco Ribeiro, dublador profissional | Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade

“Ninguém consegue para a tecnologia, mas a inteligência artificial, e essa tem sido uma luta para que ela venha somar e multiplicar, e não diminuir, porque existem hoje algumas profissões que estão sendo extintas por conta da inteligência artificial, mas que ela venha somar. Eu vi uma reportagem outro dia desses que, na China, ela está ajudando os professores na aula”, disse.

“Na dublagem [deve ser assim] também. Que ela possa fazer um sincronismo melhor, que ela facilite a nossa vida e não que ela substitua o ator. Porque a dublagem tem alma. Eu lancei uma hashtag em 2017, que é ‘prestigie a boa dublagem’. Hashtag prestigie a boa dublagem. E dublagem tem alma. É feita por gente de carne e osso”, concluiu o dublador.

Esta matéria foi produzida com informações do jornalista Kaio Vinícios e do estagiário de jornalismo Davi Cerqueira, ambos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.