25 de January de 2026
Conheça a feirense que mudou de carreira com geladinho gourmet
Maeli Santos | Foto: Kaio Vinícius/ Acorda Cidade
O geladinho é uma sobremesa antiga e faz parte da cultura do Brasil. Como um clássico do verão, ele atravessa gerações.
Conheça a feirense que mudou de carreira com geladinho gourmet
Maeli Santos | Foto: Kaio Vinícius/ Acorda Cidade

Estamos no verão brasileiro, a estação do calor, das férias, do Carnaval e também das oportunidades. Foi neste período do ano, em 2021, que a feirense Maeli Santos, de 34 anos, encontrou uma chance para fazer sua transição de carreira da CLT para o empreendedorismo no ramo do geladinho gourmet.

Como surgiu o geladinho

Uma das sobremesas mais populares do país, o geladinho, também conhecido como sacolé, dindim, chup-chup ou gelinho, surgiu no Brasil na década de 1940, no final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A técnica chegou por forte influência militar, trazida por quem retornava do conflito.

Acredita-se que, neste período, marinheiros dos Estados Unidos usavam pequenos sacos plásticos para armazenar rações e alimentos processados que eram congelados para conservação durante os combates. Aqui no Brasil, a prática foi reformulada e ganhou personalidade, com o congelamento de sucos de frutas em saquinhos. A partir dos anos 1980, ganhou as ruas do país, sendo vendido como sobremesa.

Gelado Gourmet da May

Unindo sabores diferenciados, sensação de frescor instantâneo e hidratação, principalmente em dias de sol forte, o Gelado Gourmet da May faz sucesso com o público, com uma loja física localizada na Avenida Francisco Fraga Maia, no bairro Mangabeira. Mas chegar até este momento não foi fácil. Em entrevista ao Acorda Cidade, a moradora do bairro Queimadinha, Maeli, detalhou que enfrentou desafios emocionais, financeiros e até assédios para o empreendimento dar certo.

Maeli Santos
Foto: Kaio Vinícius/ Acorda Cidade

Tudo começou em 2021, no período da pandemia da COVID-19, quando Maeli trabalhava como CLT em uma empresa de Feira de Santana e foi demitida. Por conta das necessidades financeiras, inicialmente ela fez tentativas de negócios que não deram certo. Era verão e calor na cidade, foi aí que surgiu a ideia gelada e doce.

“Juntei o útil ao agradável. Como eu estava desempregada, então vi que o geladinho dava essa possibilidade de eu ter minha renda”, contou.

Conheça a feirense que mudou de carreira com geladinho gourmet
Maeli Santos no início do negócio de geladinho gourmet | Fotos: Reprodução/ Redes Sociais

Vendendo nas ruas da Princesa do Sertão, Maeli Santos se deparou com um dos maiores obstáculos da carreira, que a fez pensar até em parar: o assédio.

“Nós, mulheres, sofremos muito assédio e nessa época que eu vendia no comércio, nas concessionárias, por mais que tenha sido uma fase muito boa para mim. Mas eu falei: faz parte, tenho que passar por isso para chegar onde eu quero chegar. Empreender sempre foi o meu sonho, então, graças a Deus, não deixei isso me paralisar”, detalhou.

Ainda no início da trajetória, devido às vendas fracas, a feirense precisou procurar outro emprego para equilibrar as contas. A empresa fechou, e mais uma vez ela se viu vulnerável e insegura financeiramente. Mas, com foco e a ajuda fundamental de familiares do seu namorado, Eliab Simões, ela seguiu.

Maeli Santos e o namorado Eliab Simões
Maeli Santos e o namorado Eliab Simões | Foto: Reprodução/ Redes Sociais

“Graças a Deus, de lá para cá não paramos. A gente vestiu a camisa da empresa, literalmente”, contou a empreendedora ao Acorda Cidade.

Sobremesa no saquinho

Maeli não sabia fazer geladinho, mas foi para a internet pesquisar receitas. Além de investir em qualificação. “Vi que não estava ficando bom, fui investindo em cursos e mais cursos, me profissionalizando cada vez mais e foi a partir daí que a gente conseguiu a qualidade que temos hoje”, explicou.

Geladinho Gourmet
Geladinhos Gourmet da May | Foto: Kaio Vinícius/ Acorda Cidade

São diversos sabores que agradam todo o público, os geladinhos de pudim e ninho com Nutella são os carros-chefes da loja. Os produtos ganham visibilidade sendo divulgados nas redes sociais e, no verão, as vendas triplicam.

“A estratégia sempre será a divulgação, o marketing. Se a gente não fizer aquele marketing certo, com certeza o empreendimento não cresce. Estamos sempre divulgando os sabores que mais saem e usando essas estratégias”, relatou Maeli Santos.

Conheça a feirense que mudou de carreira com geladinho gourmet
Foto: Kaio Vinícius/ Acorda Cidade

Deu certo

De domingo a domingo, o Gelado Gourmet da May funciona na loja física, com vendas no serviço de delivery e até participando de eventos especiais. A proprietária contou ao Acorda Cidade que o modelo de negócio de venda na rua utilizando uma bicicleta ou triciclo adaptado como ponto de venda é o diferencial da empresa.

Conheça a feirense que mudou de carreira com geladinho gourmet
Foto: Kaio Vinícius/ Acorda Cidade

“Esse modelo de negócio veio de uma ideia do meu namorado. Eu sempre quis ter a loja física, mas não imaginaria que seria dessa forma. Então, como ele tem uma mente muito criativa, surgiu essa ideia de a gente comprar food bike, de vender geladinho dessa forma, em lugar aberto, sem ser de quatro paredes”, enfatizou Maeli.

Assim, geladinho conquistou clientes e até prêmios. O Gelado Gourmet da May participou da categoria Inovação do Prêmio Academia Assaí (voltado para empreendedores do setor de alimentos), chegando até a penúltima etapa (regional). E foi campeão do Melhores do Ano Comendo Fora (premiação que destaca os melhores estabelecimentos gastronômicos de Feira de Santana) em 2024 e 2025.

Maeli Santos e o namorado Eliab Simões recebendo o Melhores do Ano Comendo Fora 2025
Maeli Santos e o namorado Eliab Simões recebendo o Melhores do Ano Comendo Fora 2025 | Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Maeli reforçou a importância de se acreditar nos sonhos. “Você aí que deseja empreender, que tem no coração vontade de trabalhar só para você, agarre as oportunidades, não deixe passar, bota essa vontade aí em prática, que com certeza vai dar certo. Coloque Deus na frente e isso aí com certeza vai dar certo. Não desista”, concluiu.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.