25 de January de 2026
Etiqueta
Etiqueta | Foto gerada por Inteligência Artificial
Marinês Cassiano, especialista têxtil da 5àsec, explica como identificar as instruções de lavagem e secagem das peças a partir da etiqueta.
Etiqueta
Etiqueta | Foto gerada por Inteligência Artificial

Costuradas nas roupas, as etiquetas funcionam como uma identificação do produto e trazem alguns símbolos que indicam os cuidados necessários para prolongar a cor e a qualidade do tecido, ajudando a aumentar a vida útil das peças. Apesar de serem ignoradas por muitos consumidores, elas desempenham um papel fundamental na limpeza e manutenção dos tecidos. Pensando em quem está começando a cuidar das roupas ou quem procura aumentar a durabilidade das peças, a especialista têxtil da 5àsec, Marinês Cassiano, explica o significado dos principais símbolos das etiquetas.

Símbolo etiqueta
Foto: Reprodução

O quadrado é o símbolo que possui a maior quantidade de variantes; ele indica como a peça deve ser seca. O “X” indica que o material não pode passar por uma secadora; quando houver uma bolinha dentro do círculo, significa que a roupa pode ser seca na temperatura mínima; com duas bolinhas, pode passar pela secadora na temperatura máxima.

Já as sinalizações para os outros tipos de secagem são representadas da seguinte forma: quando o quadrado está com um meio círculo, significa que a peça deve ser estendida em um varal; um traço horizontal indica que a roupa deve ser seca sobre uma superfície plana; um traço indica que o item deve ser pendurado em um varal, mas sem ser torcido; e três traços na vertical, a roupa deve ser colocada em um cabide para secar.

Símbolo etiqueta
Foto: Reprodução

O círculo indica limpeza profissional (a seco ou úmido). Se estiver riscado (“X”), a peça não pode ser limpa desta forma.

Se o símbolo vier com letras como P, F ou W, sugere que o item deve ser higienizado com determinados produtos:

P – Limpeza a seco profissional com percloroetileno, podendo ser normal ou suave;

F – Limpeza a seco branda com solventes à base de hidrocarbonetos;

W – Limpeza profissional a úmido, com água, técnica e equipamentos adequados (não limpeza doméstica).

Os símbolos podem vir com uma ou duas linhas abaixo do círculo, indicando ciclos mais suaves (uma linha = suave; duas = muito suave). É sempre recomendado procurar uma lavanderia especializada caso a peça possa ser higienizada a seco.

Símbolo etiqueta
Foto: Reprodução

O formato de triângulo indica como o alvejante deve ser usado na peça. O símbolo sozinho permite o uso do produto no tecido, mas, se vier acompanhado de um “X”, representa que o alvejante é proibido na roupa. Quando o triângulo conta com a sigla “CL”, aponta que pode ser feito o uso do alvejamento com cloro, enquanto dois riscos diagonais no interior sinalizam que o processo pode ser feito apenas com cloro.

Símbolo etiqueta
Foto: Reprodução

Além da lavagem, as peças também exigem atenção ao serem passadas. As etiquetas contam com um desenho de um ferro para passar, que assim como o símbolo de secar, traz sinalizada por bolinhas a temperatura máxima no momento da passadoria. Uma bolinha para baixa temperatura, (até 110°C), duas para a média, (até 150°C) e três para alta temperatura, (até 200°C). Se aparecer um ferro com um X, os itens não podem ser passados.

No Brasil, a norma vigente que padroniza os processos de cuidados de conservação e seus símbolos/descrições é a ABNT ISO 3758:2013, que diz respeito a esses processos na etiqueta de composição. Essa norma é adotada por diversos países ao redor do mundo, como na Europa e pelos nossos vizinhos na América Latina, por meio do modelo Ginetex.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.