27 de January de 2026
Podcast com Estéfano Abilio
Foto: Bárbara Cardoso/Acorda Cidade
Nas redes sociais, Estéfano explica que a ideia de gravar vídeos surgiu da curiosidade de amigos e familiares em Moçambique sobre o Brasil.
Podcast com Estéfano Abilio
Foto: Bárbara Cardoso/Acorda Cidade

Os vídeos simples, curiosos e cheios de encantamento com a cidade colocaram o nome de Estéfano Abilio Fernando no radar das redes sociais em Feira de Santana. Natural de Moçambique, o jovem de 28 anos tem chamado atenção ao mostrar pontos turísticos, espaços públicos e o cotidiano feirense sob o olhar de quem chega de fora e se apaixona pelo que vê.

Estéfano é o convidado do 167º episódio do Podcast do Acorda Cidade, onde contou detalhes da sua trajetória até chegar à Princesa do Sertão e como a cidade passou a fazer parte da sua história.

Podcast com Estéfano Abilio
Foto: Bárbara Cardoso/Acorda Cidade

Ele desembarcou no Brasil em 30 de setembro de 2022, por meio de um vestibular do programa de intercâmbio da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em São Francisco do Conde. Sem muitas oportunidades de trabalho na cidade, decidiu passar um período em Feira de Santana durante as férias e acabou ficando.

Nas redes sociais, Estéfano explica que a ideia de gravar vídeos surgiu da curiosidade de amigos e familiares em Moçambique sobre como é viver no Brasil. “Muitas vezes, muita gente me pergunta, como é o Brasil? Me fala a verdade aí. Eu disse, pessoal, não tem como explicar só falando, é uma cidade grande, eu tenho visto muitas coisas. Cara, a comida aqui, tô comendo comida diferente”, contou durante o podcast.

Podcast com Estéfano Abilio
Foto: Bárbara Cardoso/Acorda Cidade

Foi assim que ele passou a registrar shoppings, ruas, costumes e espaços que fazem parte do dia a dia dos feirenses. Um dos locais que mais aparece e que virou quase ponto fixo é o shopping da cidade. “Shopping é o lugar que eu mais gosto. Comprei meu livro, sempre vou lá lendo. No final de semana, sábado e domingo eu sempre fico lá, leio meu livro, assisto filme, é um lugar que eu acho que todo mundo de Feira de Santana se encontra. Então, eu fico lá. Também como um intruso, porque não sou daqui, mas me sinto em casa”, revelou.

Mesmo enfrentando desafios comuns a quem recomeça a vida em outro país, Estéfano diz que se sentiu acolhido desde que chegou. “Eu gostei muito da cidade, ela é boa, pessoas acolhedoras, eu nunca me senti mal aqui”, afirmou.

O restante da conversa traz histórias curiosas, adaptação cultural, língua, trabalho, saudade da família, planos para o futuro e novos projetos que ele pretende desenvolver nas redes sociais. Para acompanhar mais sobre a história dele na Princesa do Sertão, ouça o episódio completo.

🎧 Acesse o episódio completo que já está disponível nas principais plataformas de áudio. Ouça agora abaixo:

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.