

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) abriu, na noite desta quarta-feira (28), a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS). O evento, que segue até sexta-feira (30), está sendo realizado no Centro de Convenções de Feira de Santana.
A programação da noite de abertura reuniu diversas autoridades, representantes do poder público, integrantes de movimentos sociais e da sociedade civil para discutir propostas voltadas aos povos do campo, das águas e das florestas.

Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, a conferência tem como principal objetivo a construção de um documento que irá orientar políticas públicas estaduais e também servir de base para a etapa nacional, prevista para março, em Brasília.

Construção coletiva
Segundo a organização, as propostas debatidas ao longo dos três dias devem contribuir para um modelo de desenvolvimento rural sustentável, com produção de alimentos saudáveis e respeito às questões sociais e ambientais.

“O objetivo é sair daqui com propostas para a conferência nacional, mas também discutir um modelo de desenvolvimento rural sustentável, que produza alimento saudável, faça a transição agroecológica e respeite as relações de gênero, aliando o conhecimento científico ao conhecimento popular”, afirmou Adriano Costa, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR).

Segundo Costa, a conferência estadual é resultado de um amplo processo participativo realizado em todo o estado, com conferências municipais e territoriais nas 27 regiões de identidade da Bahia. “Mais de 200 municípios participaram desse processo. A Bahia foi o estado que mais realizou conferências de desenvolvimento rural no Brasil, o que mostra a força e a vitalidade do campo baiano”, destacou.
“As propostas aprovadas durante a conferência passam a integrar um documento oficial que orienta a atuação do governo. Esse material é encaminhado ao governador, aos conselhos e às secretarias responsáveis. Ele também serve como subsídio para o Plano Plurianual e para o planejamento das políticas públicas. Na próxima conferência, a sociedade cobra o que foi ou não executado”, complementou Costa.
Balanço positivo
Durante a abertura do evento, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) ressaltou os avanços obtidos ao longo dos últimos 20 anos nas políticas públicas estaduais voltadas à agricultura familiar na Bahia.

“A gente não conhecia esse conceito de agricultura familiar, era pequena agricultura, um negócio bastante desmerecedor. Hoje vemos esse grupo garantindo alimentação na mesa, trabalho e dignidade. Então, nada melhor do que a gente fazer um bom balanço do que nós construímos, junto com as prefeituras, os vereadores, os deputados, mas, em especial, as entidades, os sindicatos e as cooperativas”, disse Jerônimo.

“Isso aqui é fruto da luta de um governo que começou com Jaques Wagner, abriu a frente, o Rui acelerou e agora estamos consolidando, amadurecendo, só que com a vantagem da volta do presidente, que é o presidente do rural. Então, é uma alegria muito gratificante voltar aqui a Feira de Santana. É uma agenda muito especial e eu espero que esses outros dois dias possam ser de muita produção, muito balanço e dar uma animada nesse povo para a gente poder continuar lutando, não baixar a cabeça”, complementou o governador.
Educação presente
A secretária estadual de Educação da Bahia, Rowenna Brito, também participou do evento. Em entrevista ao Acorda Cidade, ela reforçou o papel da educação na formação dos baianos dentro e fora do campo e lembrou que a volta às aulas está próxima.

“Tudo pronto, estamos bem preparados, nossa rede está muito organizada. Começamos a fazer atividade com férias na escola, somos o único estado do Brasil que, nas férias, tem aula. Então, fizemos uma matrícula com muita tranquilidade, deu muito certo, bons resultados, e dia 9 de fevereiro é o início do ano letivo. As escolas estão todas organizadas, professores, todo mundo com muita ansiedade para a gente começar o ano letivo”, concluiu a secretária.
Com informações do repórter Ney Silva, do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.
