29 de January de 2026
Espetáculo de Feira de Santana é o único representante da Bahia em prêmio nacional de teatro em São Paulo
Akoko Lati Wa Ni –Tempo de Ser | Foto: Reprodução/ Gabriel Lima Fotografia
“Akoko Lati Wa Ni – Tempo de Ser” reforça protagonismo negro e representatividade feirense nas artes cênicas brasileira.
Espetáculo de Feira de Santana é o único representante da Bahia em prêmio nacional de teatro em São Paulo
Akoko Lati Wa Ni –Tempo de Ser | Foto: Reprodução/ Gabriel Lima Fotografia

Feira de Santana passa a ocupar um lugar de destaque no cenário do teatro brasileiro. O espetáculo “Akoko Lati Wa Ni – Tempo de Ser”, da Cia Única de Teatro, é o único representante da Bahia indicado ao Prêmio Shell de Teatro 2025, na categoria Destaque Nacional, uma das mais importantes premiações das artes cênicas do país.

Com estreia em 2024, o trabalho marca a primeira indicação da companhia a uma premiação nacional e pode se tornar o primeiro espetáculo criado em Feira de Santana a alcançar o Prêmio Shell, tradicionalmente concentrado no eixo Rio–São Paulo.

O reconhecimento amplia a visibilidade da produção artística do interior do estado e representa um ganho simbólico para a cultura baiana.

A montagem é definida por seus criadores como um macumdrama, linguagem que une teatro, música, dança, poesia e espiritualidade afro-brasileira.

A obra acompanha três jovens negros, yawôs e estudantes de teatro, que recorrem ao orixá Iroko — o senhor do tempo — para refletir sobre o direito de existir, envelhecer e viver em uma sociedade marcada pelo racismo estrutural.

Com direção e dramaturgia de Onisajé, o espetáculo dialoga diretamente com temas urgentes como juventude negra, intolerância religiosa, ancestralidade e resistência cultural, a partir do que a artista nomeia como Teatro Preto de Candomblé.

Para a Cia Única, o reconhecimento representa mais do que uma conquista artística: é a afirmação da potência cultural produzida fora dos grandes centros.

“Essa indicação coloca Feira de Santana no mapa do teatro nacional e reafirma que nossa arte e saberes têm valor e alcance”, destaca Júlia Lorrana, atriz e uma das fundadoras da companhia.

Representar Feira de Santana e a Bahia em uma das maiores premiações do teatro brasileiro também envolve desafios de produção.

A cerimônia irá acontecer em São Paulo, no dia 18 de março, no Sesc Pinheiros.

Como forma de mobilizar o público e levantar os recursos necessários para despesas de viagem e hospedagem para recebimento do prêmio, a Cia Única realizará uma temporada especial do espetáculo em Feira de Santana, prevista para acontecer em março, uma semana após o Carnaval.

A iniciativa reforça o vínculo da companhia com a cidade e convida o público local a fazer parte desse momento significativo para o teatro baiano. Em breve, serão divulgadas todas as informações sobre datas, local e venda de ingressos, além da continuidade da busca por patrocínios e apoios culturais.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.