

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgados, nesta quinta-feira (29), individualmente para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em novembro do ano passado, comprovam a força da rede estadual baiana e a potência de seus estudantes. O monitoramento da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), realizado até às 17 horas nas redes sociais, indica que centenas de alunos de colégios estaduais foram aprovados em universidades públicas federais e estaduais da Bahia.
No ano passado, segundo o Ministério da Educação (MEC), a Bahia foi o terceiro Estado do Brasil com maior número de estudantes da rede pública aprovados em grandes universidades pelo SISU, com 21.963 aprovações. Ficou atrás apenas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, afirmou que sempre acreditou em um grande número de aprovações. “Os números oficiais ainda serão divulgados, mas as escolas já iniciaram a verificação com seus alunos e o número de aprovações não para de subir em universidades públicas estaduais e federais na Bahia e em outros estados. Este desempenho é fruto da dedicação desses meninos e meninas, dos seus professores, diretores e coordenadores escolares e das políticas do governo de incentivo ao protagonismo estudantil e investimentos em novos colégios de tempo integral”, disse.
Aprovados
Os estudantes comemoram o início de uma nova etapa da vida e a realização de seus sonhos a partir do ingresso em cursos como Medicina, Direito, Engenharia da Cibersegurança, Agronomia e Química, além de Fonoaudiologia, Oceanografia e Biologia.
São histórias de sucesso, como a de Manoel Antônio, do Colégio Estadual Maria Quitéria, de Gentio do Ouro, aprovado no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB). “Foi algo que me surpreendeu muito, pois foi a primeira vez que fiz a prova do ENEM e já consegui o curso que eu sonhava. O privilégio maior foi ser aprovado em uma universidade federal”, contou.
Já o estudante Wilton Júlio Pereira, do CETEP SSF II Antônio Conselheiro, do município de Uauá, foi aprovado no curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). “Eu consegui conciliar o tempo de estudo com atividades esportivas e de lazer, pois acredito que para ter um bom resultado não basta apenas estudar, mas cuidar do corpo de da mente”, informou.
Os estudantes da rede estadual de ensino podem consultar o resultado do SISU 2026 no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://sisualuno.mec.gov.br/login).
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
