

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana retomam as atividades na próxima terça-feira (3), marcando oficialmente o início do ano letivo de 2026. A informação foi confirmada pela diretora do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Boulos, durante entrevista ao Acorda Cidade nesta sexta-feira (30), em meio à Jornada Pedagógica.
Matrículas seguem abertas
Segundo a diretora, as matrículas seguem abertas e são atualizadas em tempo real. “As matrículas ainda não encerraram esse ano. A gente continua fazendo matrículas”. Até o momento, a rede contabiliza 50.754 alunos matriculados, número que pode crescer ao longo dos próximos dias.

Adriana reforçou que o processo é contínuo e ocorre durante todo o ano letivo. Estudantes vindos de outras cidades ou estados também podem ser incorporados à rede ao longo do ano.
Sobre reclamações quanto à demora na divulgação das listas de alunos aprovados na matricula, a diretora esclareceu que inconsistências no preenchimento online interferiram no sistema.

“Muitas vezes os pais pedem uma matrícula para uma criança, e na hora de preencher as informações, online no site, eles preenchem com dados errados e muitas vezes termina empatando de sair.” Além disso, foi necessário reordenar unidades, especialmente nos distritos, para reorganização de turmas.
“A gente começou a fazer, desde o início do mês de janeiro, um reordenamento das escolas, tentando ajustar, principalmente as escolas de distrito, que tinham várias escolas com turmas multisseriadas. Ainda vai acontecer a multisseriada, mas a tentamos melhorar isso para também melhorar a qualidade de ensino.”
Atualmente, a rede municipal conta com 212 escolas. De acordo com Adriana Boulos, todas estarão prontas para receber os alunos. No momento, a secretaria organiza os ajustes finais nas unidades escolares.
“Esses ajustes finais já estão sendo feitos. São poucas coisas, poucas reformas, na verdade, estão faltando, mas nada que não conclua ainda essa semana”.
Material escolar e fardamento garantidos
Como o Acorda Cidade já mostrou, o novo fardamento e os materiais escolares começaram a ser distribuídos no último dia 22. Segundo Adriana garantiu, “todo material didático para o aluno já foi entregue” e o fardamento “estará na escola na terça-feira, no início das aulas”, confirmou ao Acorda Cidade.

Quadro de professores
Em relação ao quadro de professores, Adriana destacou que a situação está sendo regularizada com a abertura de concurso e contratação emergencial. “A gente já lançou um reda emergencial. Então, assim, dentro de 30 dias a gente vai estar com esse número, com esse quantitativo já completo”, garantiu.
Cuidadores
Já sobre os cuidadores escolares, a diretora afirmou que a demanda está sendo acompanhada de perto, diante do crescimento no número de alunos neurodivergentes.
“HHoje está acontecendo a segunda formação para os cuidadores aqui no primeiro andar, onde a gente contemplou quase 900 pessoas que já trabalham com essas crianças neurodivergentes. Estamos fazendo também já esse levantamento para a gente ver a necessidade de contratação de mais, mas caso seja necessário, faremos um novo contrato, um novo reta para contemplar mais cuidadores”, disse a diretora.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também:
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.
