

Há algumas semanas, a produção do Acorda Cidade tem recebido diversas reclamações de moradores de Feira de Santana sobre quedas e oscilações no fornecimento de energia elétrica em vários pontos da cidade. Os relatos praticamente dominaram as últimas edições do programa nos tradicionais áudios enviados através do WhatsApp pelos ouvintes.
Segundo o levantamento feito pela produção do programa, os relatos mais recentes envolvem as regiões de Alecrim Miúdo, Jaguara (Pedra Ferrada), Matinha, Candeal II e Conceição, onde moradores afirmam enfrentar luz fraca, energia apenas em alguns cômodos das casas e prejuízos com eletrodomésticos queimados.
No breu
Sabendo da importância do assunto, o Acorda Cidade resolveu procurar a Neoenergia Coelba, empresa responsável pela manutenção do sistema de energia elétrica no estado da Bahia, para entender quais seriam os possíveis motivos que estariam causando os problemas.
Em resposta às reclamações, o gerente de operações da empresa, Rodrigo Barros, explicou que todo o sistema elétrico do estado, incluindo a cidade de Feira de Santana, é monitorado 24 horas por dia por meio do Centro de Operações Integradas, departamento que funciona como uma espécie de central de atendimento.
Segundo Rodrigo, esse sistema identifica falhas e direciona equipes de eletricistas para realizar o atendimento ágil em todas as regiões da Bahia. O gerente ainda explicou que Feira de Santana conta com equipes dedicadas de forma prioritária e classificou as situações relatadas pelos ouvintes do programa Acorda Cidade pontuais.
“Esses são alguns casos pontuais que acontecem com intervenções em nossa rede elétrica que podem causar interrupções ou oscilações de fornecimento em algum momento. Isso vem muito de casos externos, por exemplo, onde a gente tem casos de falta de energia, como na Matinha aconteceu nesta semana, que foi ocasionada por um contato de um animal com a rede elétrica”, disse.
“Então, às vezes, um grande pássaro toca nos cabos e fecha um curto, o que pode causar uma interrupção temporária. E aí, a Coelba não mede esforços, dedica bastante tecnologia e investimento para identificar isso de forma mais ágil e também conta, obviamente, com chamados dos clientes para mandar as equipes resolverem de forma intempestiva e ágil qualquer falta de energia elétrica que aconteça em qualquer ponto do município”, completou o gerente.
Investimento
Rodrigo ressaltou que a concessionária realiza investimentos constantes em manutenção preventiva e no reforço da rede elétrica para reduzir impactos semelhantes aos que os ouvintes vêm relatando. Segundo o gestor, parte do orçamento também é direcionada para campanhas de conscientização, podas de árvores e desligamentos programados.
“Somente em 2025, os investimentos superaram R$ 30 milhões em obras, que foram feitas de melhoria e expansão da rede elétrica para beneficiar toda a população, mas também o comércio, a indústria, de forma que houvesse capacidade de expansão de novos negócios. Foram mais de 370 projetos que foram executados na nossa cidade. Isso totalizou, para a gente ter uma dimensão, mais de 1.500 novos postos”, disse o gerente.
“Em Feira de Santana, destacamos a nova subestação da Santa Mônica, na Avenida Nóide Cerqueira, que nós concluímos em 2025. Instalamos novos circuitos elétricos que deram capacidade de expansão de carga de novos empreendimentos na região. Esse é um novo ativo da Coelba que atende à população feirense e dá maior confiabilidade à região da Santa Mônica, do Sim e de outros bairros próximos. Só com esse empreendimento, mais de 1.300 empregos foram gerados”, completou.
O gerente de operações adiantou que, para este ano, a Neoenergia Coelba prevê investir mais de R$ 17 milhões em novas obras e melhorias na rede que atende diretamente o município. Barros ainda destacou que ações para intensificar manutenções preventivas e um mutirão com várias equipes estão programados para os próximos dias em áreas como Matinha e Alecrim Miúdo.
Canais de atendimento
A Coleba orienta que, em caso de falta de energia, oscilações ou dúvidas, os clientes utilizem os canais de atendimento disponíveis 24 horas por dia, como o site da Neoenergia Coelba, o aplicativo da empresa, o WhatsApp (71) 3370-6350 ou o telefone 116.
Segundo Rodrigo, o registro das ocorrências é fundamental, inclusive para possibilitar pedidos de ressarcimento por danos elétricos, caso haja prejuízos aos equipamentos.
“A orientação é que o cliente, de fato, registre a ocorrência de falta de energia ou de oscilação nos nossos canais, porque sempre que essa oscilação acontecer, esse registro, sendo feito, vai possibilitar, caso haja algum dano a algum equipamento dos nossos clientes, que o processo de ressarcimento por danos elétricos seja aberto”, concluiu Barros.
Com informações da jornalista Daniela Cardoso, do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.
