10 de February de 2026
Veja como cadastrar celular no Portal Alerta Cidadão
Foto: Reprodução
Para utilizar o serviço do Portal Alerta Cidadão, é necessário ter o IMEI do dispositivo; para consultar, é só discar *#06# no celular.
Veja como cadastrar celular no Portal Alerta Cidadão
Foto: Reprodução

O Portal Alerta Cidadão é um projeto da Polícia Civil da Bahia (PCBA) que permite que vítimas de furto ou roubo de celular comunique o crime de forma imediata durante o Carnaval de Salvador em 2026. O serviço é feito pela internet e de qualquer dispositivo, funcionado com o cadastro do aparelho e gerando um alerta on-line para as forças de segurança.

O cidadão tem até 48 horas, a partir do registro do alerta, para formalizar o Boletim de Ocorrência. Caso o BO não seja feito dentro desse prazo, o alerta é cancelado automaticamente. Com o alerta ativo, o celular pode ser identificado em abordagens policiais através do IMEI, número único de cada aparelho. O IMEI é consultado nos bancos de dados da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP).

Segundo informações do portal Correio, além de celulares, a ferramenta aceita o cadastro de tablets e smartwatches. De acordo com a Polícia Civil, quando um aparelho com alerta ativo é localizado, o responsável pelo cadastro recebe um aviso por e-mail, informando a delegacia onde o celular poderá ser retirado. Confira o passo a passo:

Para utilizar o serviço do Portal Alerta Cidadão, é necessário ter o IMEI do dispositivo. Para consultar esse número, é só digitar *#06# no celular. Mas também consta na caixa do aparelho ou no compartimento do chip.

Orienta-se que o número do IMEI seja guardado em um local seguro, para facilitar o acesso em caso de furto ou roubo e emitir o alerta pelo serviço da PCBA.

A Polícia Civil também destaca que o IMEI informado no BO precisa ser o mesmo cadastrado no Portal Alerta Cidadão. Pois divergências no número impedem a identificação do aparelho no sistema.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.