12 de February de 2026
Camisinha 23
Foto: Bárbara Silveira/SaudeGovBa
A vereadora alertou sobre os riscos das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), causadas por vírus, bactérias ou parasitas.
Camisinha 23
Foto: Bárbara Silveira/SaudeGovBa

O Carnaval de Salvador começa nesta quinta-feira (12), trazendo muita alegria para quem vai curtir a folia. Para além da diversão, a segurança com a saúde sexual foi um dos temas levantados pela vereadora Lu de Ronny, na tribuna livre da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta manhã.

Ao Acorda Cidade, a vereadora alertou sobre os riscos das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), causadas por vírus, bactérias ou parasitas, transmitidas principalmente durante relações sexuais.

“Precisamos sim está nos divertindo, mas precisamos do autocuidado. Quem se ama, se cuida.”

De acordo Lu, por conta da covid-19, as pessoas deram bastante atenção à pandemia e recuaram os cuidados com as ISTs. Segundo dados apresentados pela vereadora, na Bahia, de 2023 a 2025, tiveram 11.187 novos casos de HIV. O aumento considerado significativo entre jovens de 14 e 19 anos.

Trazendo para uma realidade em Feira de Santana, foram 213 novos casos de HIV somente em 2025. Ainda segundo Lu de Ronny, atualmente existe na cidade, 5.531 casos cadastrados de pessoas que convivem com HIV.

“Os casos de Aids que vem acometendo jovens entre 14 e 19 anos, porque após a pandemia, as pessoas não deram mais atenção à questão das ISTs, ficaram mais voltadas à questão da Covid. E isso teve um aumento considerável do número de doenças sexualmente transmissíveis, não é só a Aids.”

ISTs no Carnaval: vereadora alerta para o aumento de infecções sexualmente transmissões durante a folia
Lu de Ronny | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Quando eu falo doenças sexualmente transmissíveis, é sífilis, gonorreia, herpes também que ela pode ser transmitida. Então a gente precisa estar atento a tudo isso”, alertou ao Acorda Cidade.

Para aproveitar a folia de forma segura, a melhor proteção ainda continua sendo o uso do preservativo, a camisinha para todas as pessoas, inclusive, com qualquer tipo de orientação sexual. Os preservativos são distribuídos gratuitamente nos circuitos oficias da festa.

Camisinha tá na mão
Foto: Divulgação

Para prevenir as ISTs, além da camisinha, as pessoas podem buscar os postos no circuito que disponibilizam testes rápidos e estratégias contra o HIV, como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição) que são oferecidas pelo SUS.

Para quem tem risco frequente, a PrEP é de uso contínuo, enquanto a PEP é uma emergência para uso até 72h após um risco. Vale reforçar que as duas reduzem drasticamente a infecção, mas não previnem outras ISTs. 

A vereadora ainda fez um alerta importante para a violência contra a mulher no carnaval e reforçou um lema importante: o “não é não”.

“As mulheres precisam ser respeitadas, afinal de contas a gente está vivendo hoje um número de feminicídio abusivo”, acrescentou.

as muquiranas carnaval de salvador 2024
Foto: Ascom/MP-BA

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsAppYouTubee grupo de Telegram.