

Com milhões de foliões nas ruas da capital baiana desde o último final de semana, o Carnaval de Salvador teve a sua abertura oficial nessa quinta-feira (12), no Campo Grande, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo pelo prefeito Bruno Reis e o espetáculo “A Rota do Samba”, que homenageia os 110 anos do ritmo e suas raízes baianas.
“Estamos hoje prestando essa homenagem ao samba, que tomou conta do Brasil e do mundo e representa tanto a nossa cultura. Entregamos a chave ao Rei Momo e agora é ele quem conduz os destinos da festa. O prefeito só vai ficar responsável pela organização. Temos uma expectativa muito grande de fazer uma linda operação e levar alegria e felicidade para os quatro cantos da cidade”, disse Bruno Reis.
O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, participou do ato de abertura do Carnaval, além de outras autoridades.

Durante a abertura da festa, que este ano tem como tema “O Samba Nasceu Aqui”, o prefeito destacou a expressiva participação popular nas ruas observada já desde as festas de pré-Carnaval, iniciadas com o Furdunço, no último sábado (7). “Estou muito feliz e animado. Vai ser um Carnaval ainda melhor do que o ano passado. O pré-Carnaval já mostrou isso, com a maior participação popular da história”, afirmou.
Sob direção da multiartista soteropolitana Larissa Luz, a apresentação “A Rota do Samba” reúne grandes nomes, como Nelson Rufino, Batifun, Mariene de Castro, Márcio Victor, Malê, Ganhadeiras de Itapuã, Roberto Mendes, Edil Pacheco, Taian Riachão, Gal do Beco, Juliana Ribeiro e Ju Moraes. Ao final, um arrastão é comandado por Xanddy Harmonia.

O espetáculo conduz o público através de uma viagem musical pelas diferentes fases e vertentes do samba, em blocos temáticos que retratam a força das mulheres na construção do gênero, o legado de compositores e os desdobramentos que deram origem ao samba-reggae e ao pagodão.
Economia – Bruno Reis também destacou a importância do Carnaval para a economia soteropolitana. Segundo o prefeito, são mais de 250 mil empregos gerados e uma movimentação econômica de R$ 2,6 milhões nesse período. “De acordo com os dados da Secretaria da Fazenda, a nossa arrecadação em janeiro aumentou 14%, em comparação com janeiro do ano passado”, pontuou.

“Isso mostra que a cidade está com a sua atividade econômica aquecida e um evento como esse é importante para a gente também arrecadar e ter mais capacidade de investimentos na saúde, na educação, na área social”, completou o gestor.
Programação – O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 12 a 17 de fevereiro de 2026. A programação completa pode ser acessada no site ou no Instagram.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsAppe YouTubee grupo de Telegram.


