

Há séculos, a maquiagem vem sendo utilizada para realçar a beleza das pessoas, ou destacar características que alguém deseja evidenciar. Com o passar dos anos, as técnicas e produtos foram evoluindo, possibilitando cada vez mais expressões artísticas nas quais a pele se torna uma tela pronta para ser explorada.
O Carnaval é um período de festa, música e dança, além de ser o momento em que os foliões usam e abusam das cores. Para traduzir tudo isso, as maquiagens nesta festividade costumam vir carregadas de brilho, glitter, cores vibrantes e elementos que não passam despercebidos, como delineados, strass e pedrarias.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a maquiadora Michele Barbosa, que tem um estúdio localizado na Avenida João Durval, em Feira de Santana, explicou sobre as tendências para esta temporada de festas e algumas dicas de como fazer uma boa make.

Preparação de pele
Uma das formas de fazer a maquiagem ter uma boa durabilidade é realizando uma preparação de pele de qualidade. O interessante é utilizar um hidratante ideal para seu tipo de pele, seja ela seca, normal, mista ou oleosa. Além da hidratação externa, Michele sinaliza a importância de beber água, cuidado do corpo de dentro para fora.
“A gente sabe que durante o percurso vocês vão suar bastante, podem enfrentar chuva. E o segredo da boa durabilidade da maquiagem, com certeza, é a preparação de pele. Então você pode usar um hidratante que seja compatível com o seu tipo de pele. Usar também uma boa blindagem e também uma base, uma base que tenha realmente uma resistência e uma durabilidade maior”, explica Michele.
Dicas de produtos
Blush
De acordo com Michele, a tendência para 2026 é um blush bem marcado, e ele pode ser utilizado no mesmo local onde o contorno é aplicado. Para a maquiadora, mesclar blushs em tons de laranja é uma boa opção e não há problemas em pesar um pouco a mão neste item, já que é carnaval.
Outra dica é aplicar primeiro os produtos cremosos e logo em seguida, selar com os produtos em pó. “Eu gosto de vir com o produto cremoso, eu aplico, vendo dando batidinhas, para deixar esse blush bem uniforme, e depois que eu fizer todo esse processo, vou selando com o blush rosa e com o laranja, fazendo essa mesclagem”, explica Michele.
Corretivo
Uma sugestão para suavizar o tom do blush é passar um corretivo mais claro por cima, pois além de não deixar muito marcado, ele trará um ponto de iluminação do rosto.
Utilizar um corretivo de tom mais claro na pálpebra também é uma opção para intensificar as cores da sombra. “Vai ajudar a pigmentar a sua sombra colorida, principalmente se você tem a pele negra. Não tem problema porque depois a gente vem aplicando a sombra colorida”, disse Michele.

Batom
De acordo com a maquiadora, uma tendência que nunca sai de moda é a “Boca de Negrona”. Para fazer, é possível utilizar uma sombra, batom líquido ou um lápis de boca contornando os lábios e esfumando esse contorno sempre para dentro. Logo em seguida, aplica-se no centro dos lábios um batom mais claro, o que dá ideia de lábios maiores.
Strass
Neste passo da maquiagem, a pessoa pode brincar com a criatividade. É possível colocar na área dos olhos, na testa, na região da maçã do rosto ou onde se sentir confortável. Alguns strass já vêm com aderência, mas também é possível utilizar a cola de cílios para colar e ajudar na durabilidade.



Michele ainda deixa uma dica para arrasar nesse Carnaval: “Você pode utilizar algo colorido: glitter, brilho…, deixa a ‘Clean Girl’ em casa e leva a extravagância”, brinca a maquiadora.
Com informações da jornalista Jaqueline Ferreira do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsAppe YouTubee grupo de Telegram
