17 de February de 2026
Vini Jr
Fotos: Reprodução / Real Madrid TV e TNT Sports
Após a denúncia de Vini Jr, o juiz ergueu os braços em forma de "X", acionando o protocolo antirracismo e interrompendo o jogo.
Vini Jr
Fotos: Reprodução / Real Madrid TV e TNT Sports

Agência Brasil – O atacante Vinícius Júnior denunciou ter sido vítima de racismo na vitória de seu clube, o Real Madrid, da Espanha, sobre o Benfica, de Portugal, por 1 a 0, pelo mata-mata da Liga dos Campeões da Europa. O episódio ocorreu logo após o brasileiro marcar um golaço no Estádio da Luz, abrindo o marcador em Lisboa, capital portuguesa.

Aos quatro minutos do segundo tempo, Vini Jr recebeu do atacante Kylian Mbappé na esquerda e bateu da entrada da área. A bola fez um arco e acertou o ângulo do goleiro Anatoliy Trubin. O camisa 7 do Real Madrid festejou dançando em frente à bandeira de escanteio, próximo a torcedores do Benfica.

Os jogadores do time português foram tirar satisfações com Vini Jr, que recebeu cartão amarelo do árbitro François Letexier. Quando a confusão parecia encerrada, o brasileiro se dirigiu ao juiz reclamando que foi chamado de “mono”, termo em espanhol para macaco. Ele tinha acabado de discutir com Gianluca Prestianni, do Benfica. As imagens da transmissão de TV mostraram que, em certo momento, o atacante argentino colocou a camisa em direção à boca.

Após a denúncia de Vini Jr, o juiz ergueu os braços em forma de “X”, acionando o protocolo antirracismo e interrompendo o jogo. A paralisação durou cerca de dez minutos e jogadores do Real Madrid cogitaram deixar o gramado, mas não houve punição e o duelo foi retomado. O brasileiro passou a ser vaiado pela torcida do Benfica em todo instante que encostava na bola.

O gol marcado nesta terça isolou Vini Jr como segundo jogador brasileiro que mais balançou as redes na Liga dos Campeões. Ele chegou a 31 gols, superando o ex-meia Kaká, que atuou por Real Madrid e Milan, da Itália. O líder da estatística é o atacante Neymar, que marcou 42 gols por Barcelona, da Espanha, e Paris Saint-Germain, da França.

Com o triunfo por 1 a 0, o Real Madrid tem a vantagem do empate no duelo de volta do confronto, que dá vaga às oitavas de final. As equipes se reencontram na quarta-feira da próxima semana (25), às 17h (horário de Brasília), no Santiago Bernabeu, em Madri, capital espanhola.

Mbappé sai em defesa de Vini Jr

O atacante Kylian Mbappé saiu em defesa de Vinícius Júnior após o episódio de racismo registrado no confronto entre Real Madrid e Benfica, nesta terça-feira (17), no Estádio da Luz, pela ida dos playoffs da UEFA Champions League.

Segundo Mbappé, o argentino Gianluca Prestianni teria chamado Vinicius de “macaco” cinco vezes após o gol marcado pelo brasileiro.

“Depois do gol do Vini e da comemoração, o número 25 do Benfica, não vou dizer o nome dele porque ele não merece que eu diga o nome dele em voz alta, começou a usar algumas palavras inaceitáveis. Ele chamou Vini de macaco cinco vezes. Cinco vezes!”

O camisa 10 reforçou que não tem nada contra o clube português ou contra o treinador da equipe, José Mourinho – que questionou Vini Jr no momento -, mas criticou a atitude do jogador.

“Não tenho nada contra o Benfica, o clube, ou o seu treinador, que para mim é um dos melhores, e o clube é o melhor em Portugal e um dos melhores da história. Mas esse cara [Prestianni] não merece mais jogar na Liga dos Campeões.”

Questionado se o atleta do Benfica teria pedido desculpas, Mbappé afirmou que espera providências da UEFA.

“Vocês viram a cara dele? Um pedido de desculpas? Nós não somos idiotas. Não estou dizendo que sou perfeito, mas não deixo esse tipo de coisa passar batida. Esse jogador é jovem, como é que se pode dizer essas coisas num campo de futebol? Agora temos que ver o que acontece.”

Em seguida, cobrou medidas diretamente da entidade europeia.

“Vocês têm as melhores câmeras. Analisem o rosto dele, ele cobriu, não conseguiremos ler os lábios mas o rosto dele não mente”.

O francês ainda destacou a responsabilidade dos jogadores como exemplo para o público.

“Temos que dar o exemplo para todas as crianças que nos admiram; há coisas que não podemos aceitar.”

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.