22 de February de 2026
Caminhada do Perdão
Foto: Lud Souza
Caminhada deve levar às ruas de Feira de Santana sinais de oração, penitência e testemunho público da vivência quaresmal.
Caminhada do Perdão
Foto: Lud Souza

A poucos dias da Caminhada do Perdão 2026, paróquias de toda a Arquidiocese de Feira de Santana já se preparam para a décima segunda edição, no próximo domingo, 1 de março, com caravanas sendo organizadas em diversas comunidades. A expectativa é reunir cerca de 50 mil participantes vindos de mais de 20 cidades, envolvendo as 46 paróquias em um grande ato de fé e reconciliação. Realizada no segundo Domingo da Quaresma, a Caminhada deve levar às ruas de Feira de Santana sinais de oração, penitência e testemunho público da vivência quaresmal.

No distrito de Humildes, a Paróquia Nossa Senhora dos Humildes organiza duas caravanas para participar do evento, com aproximadamente 120 pessoas saindo da comunidade, às 6h. Para Letícia Queiroz Silva, integrante da PASCOM paroquial, o momento é vivido com alegria e espírito de comunhão. “Eu estou com uma expectativa muito boa para essa caminhada. Acho que vai ser um momento muito especial pra gente se reunir, fortalecer nossa fé e viver algo diferente juntos. É sempre bonito ver todo mundo unido pelo mesmo propósito”, disse.

Caminhada do Perdão
Foto: Arquidiocese de Feira de Santana

Também no interior da Arquidiocese, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Ipecaetá, vive intensamente o período de preparação. Até o momento, cerca de 72 pessoas já estão confirmadas para participar da caminhada, número que ainda pode crescer nos próximos dias. “Estamos com o coração cheio de alegria e uma expectativa lá em cima para participarmos da Caminhada do Perdão 2026. O pessoal está animado, motivado e cheio de fé”, partilha Evellyn do Vale. A preparação espiritual teve início no dia 15, com momentos de oração e encontros comunitários que antecedem o grande dia.

Na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Jaguara, a organização também segue em ritmo intenso. A caravana sairá às 5h da comunidade Santa Teresinha, em Sete Portas, passando pela comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Lagoa D’água, e pela sede paroquial, às 6h. A média é de aproximadamente 43 participantes confirmados até o momento, demonstrando a mobilização das comunidades rurais para a vivência arquidiocesana.

A presença das caravanas revela não apenas a dimensão espiritual do evento, mas também o forte senso de unidade entre as paróquias. Jovens, famílias, pastorais sociais e movimentos se organizam para caminhar juntos, transformando o percurso em um testemunho coletivo de fé e esperança que atravessa cidades e comunidades.

Caminhada do Perdão
Foto: Arquidiocese de Feira de Santana

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade, como acontece a cada edição, a Caminhada do Perdão acolhe a reflexão proposta para este ano, que aborda a “Fraternidade e Moradia Digna”, iluminada pelo versículo bíblico “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). A temática direciona o olhar quaresmal para a realidade de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade habitacional, convidando as comunidades a unirem oração e compromisso concreto em defesa da dignidade humana.

A cada edição, a Caminhada do Perdão reafirma seu protagonismo na vida da Igreja local, reunindo milhares de pessoas em um testemunho público de fé, penitência e oração, que fortalece a comunhão e o compromisso social da Igreja em Feira de Santana e região.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.