
Às vésperas do feriado de São João, o Centro de Abastecimento de Feira de Santana continua com uma movimentação intensa, na manhã desta segunda-feira (22). Ao ritmo do forró pé-de-serra, nos carros de som, e os gritos dos vendedores anunciando seus produtos, os clientes circulam desde a madrugada, a fim de garantir os melhores produtos para a sua tradicional festa junina.

No local, é grande a oferta de milho, laranja, amendoim, licor, dentre outros produtos típicos do período junino. E além dos consumidores que pretendem preparar suas iguarias em casa para aproveitar com familiares e amigos, também tem aqueles que compram para revender nas feirinhas de bairros e cidades da região.

A comerciante Iracema Ribeiro de Oliveira, mais conhecida como Iracema do Amendoim, saiu do distrito de Jaíba às 04h20 para montar sua banca no Centro de Abastecimento.
Em entrevista ao Acorda Cidade, ela contou que o produto vem de Sergipe e espera vender toda a sua mercadoria até o feriado.
“O amendoim tava por R$ 25 até sábado, baixou pra R$ 20 o balde com 5 litros. Comprei duas sacas, 20 litros de amendoim. Em nome de Jesus vai vender todo”, contou a vendedora, que trabalha também com outros produtos, mas neste período priorizou a venda o amendoim.

Em meio a muitos carrinhos de mão circulando no centro, estava o de Joalison de Jesus. Ele contou o amendoim está saindo com preços variados, mas nem todos têm a mesma qualidade.
“Tem amendoim de R$ 20 o balde, mas é inferior; quando você pega e cozinha em casa não dá, só tem a casca. Tem amendoim de vários lugares aqui: de Coração de Maria, São José, Pau Seco, de Pernambuco, Humildes deu amendoim bom, e o produto superior custa de R$ 25 a R$ 30 o balde. O amendoim bom já vem limpo e pronto pra cozinhar”, explicou o vendedor ambulante.

A vendedora Suzane Silva está vendendo o saco da laranja por apenas R$ 10 com 25 unidades. Ela também chegou cedo ao entreposto comercial, juntamente com a filha pequena, e pretende vender todos os 100 sacos que preparou. “Essa laranja é doce e vem da cidade de Rio Real.”
O feirante Valdir Ferreira Santos, conhecido com Valdir da Feira, informou à reportagem do Acorda Cidade que, atualmente, o principal fornecedor de milho e amendoim é o estado de Sergipe.
“Está fornecendo para a Bahia toda, tanto milho quanto com amendoim, e são bons. Tudo sergipano. Veio bastante e as pessoas vão consumir porque essa mercadoria de Sergipe é boa. A espiga está por 1 real, e o movimento está melhorando, hoje e amanhã.”

Consumidores de todos os bairros circulam pelo Centro de Abastecimento pechinchando os preços e conferindo os produtos que mais lhes agradam. É o caso de Janaina Couto, moradora do bairro Feira X. Ela chegou cedo para fazer as compras da festa que irá preparar em casa.
“Já compramos milho, amendoim, mandioca, laranja. Os preços estão bons este ano, aqui está uma agonia, todos ofertando por um valor, mas a gente compra de acordo com o bolso da gente. Esse ano vamos arrastar o pé em casa, com canjica, vários tipos de bolo, muito forró, muita bebida e assim a gente faz nosso São João. Compramos também duas caixas de licor, de jenipapo, milho verde, amendoim, porque o importante é ter o licor”, contou animada.

Marina Cícera também gosta de pechinchar os preços e disse que não tem o que reclamar. “Esse ano achei até melhor, achei a saco do amendoim por R$ 60 porque a família é grande, comprei também aipim, laranja, fiz a feira. Meu São João também vai ser em casa.”
A vendedora Nem de Fabrícia montou sua banca com o famoso licor de Cachoeira. Ela comercializa o litro da bebida por R$ 20 e disse que está perto de zerar todo o estoque.

“O pessoal está comprando muito. Eu trouxe 10 caixas e graças a Deus já vendi quase tudo, o povo está consumindo mais que no ano passado, esse ano está melhor. Já vendi 9 caixas e só tenho uma agora. Amanhã volto com mais. Vendo de Jenipapo, cajá, ameixa, passas, cupuaçu, chocolate. Tava de 25 e agora é 20 reais.”

