
A Petrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram nesta segunda-feira, 22 de junho, parceria para construção de iniciativas em PD&I relacionadas a minerais críticos e estratégicos vinculados às cadeias de transição energética e de óleo e gás.
A parceria vai permitir a troca de informações e realização de análises das principais lacunas de capacidade produtiva ou tecnológica, projetos e iniciativas em execução e em fase de desenvolvimento, bem como de novas iniciativas que contribuam para o desenvolvimento das cadeias de transição energética e de óleo e gás.
“Os minerais críticos e estratégicos têm papel central para viabilizar tecnologias fundamentais à segurança energética e à transição energética justa. Por meio dessa parceria com o BNDES, poderemos estudar oportunidades de sinergias com nossas atividades de óleo de gás e contribuir para o desenvolvimento de tecnologia e conhecimento, auxiliando o Brasil a se inserir nessa nova frente com protagonismo e competência, levando a um futuro de baixo carbono”, disse a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
“Nenhum país vai liderar a indústria do futuro sem dominar o conhecimento sobre seus recursos estratégicos e tecnologias aplicadas. Analisar a capacidade produtiva de minerais críticos é o primeiro passo para desenvolver oportunidades de investimento, agregar valor às nossas riquezas naturais e posicionar o Brasil nas cadeias globais de maior conteúdo tecnológico, uma prioridade do governo do presidente Lula”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
A assinatura ocorreu durante a celebração de aniversário de 74 anos do Banco, em evento com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante e da presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.
