26 de June de 2026
Santa Casa inaugura novo serviço de endoscopia com tecnologia avançada nesta segunda (29)
Foto: Divulgação/Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana realiza neste final de semana, dias 27 e 28 de junho, um mutirão de cirurgias em diversas especialidades, como retirada de vesícula, hérnia, próstata e útero. Os atendimentos ocorrem de forma totalmente gratuita, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação integra uma mobilização nacional do Ministério da Saúde, através do programa Agora Tem Especialistas. Serão 171 procedimentos a mais durante o mutirão. E além da Santa Casa, na Bahia, também irá participar do mutirão o Hospital Alagoinhas, que faz parte da rede privada.

O programa do governo federal buscou mobilizar hospitais privados e filantrópicos, em todo o país, para atender os pacientes gratuitamente em troca do abatimento de impostos devidos à União. Além disso, tem por objetivo desafogar a demanda reprimida dos pacientes do SUS e reduzir o tempo na fila de espera por cirurgias e exames.

De acordo com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o programa Agora Tem Especialistas evidencia o trabalho em equipe da rede de saúde nacional, com hospitais públicos, filantrópicos e privados trabalhando juntos para ampliar o atendimento especializado.

“Estamos cumprindo o compromisso do governo do presidente Lula com a população brasileira e levando o SUS para todos os cantos do país. Tudo isso para garantir que o cuidado chegue mais rápido para o povo”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

No Brasil, outros 19 estados estão envolvidos na ação, com a oferta de centenas de cirurgias. Além dos mutirões sazonais, o governo também tem investido na contratação de mais médicos especialistas, bem como ampliado a rede de atendimento com novos credenciamentos.

Outra ação que faz parte do programa são as carretas de atendimento especializado em saúde da mulher, com diversos exames de imagem e oftalmologia.

Dados do Ministério da Saúde revelam que através do programa, somente em 2025, 14,9 milhões de cirurgias eletivas já foram realizadas no país, um aumento de 42% em relação a 2022.

Já as consultas com especialistas atingiram a marca de 1,6 bilhão (30% mais que 2022) e exames foram 1,3 bilhão (22% mais que 2022). O número de internações, por sua vez, alcançou os 14 milhões, em 2025.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.