26 de June de 2026
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

O movimento do comércio de Feira de Santana durante o período junino se manteve em equilíbrio, na comparação com o ano passado. A avaliação é do presidente do Sindicato do Comércio (Sicomércio), Marco Silva, que considera o volume de vendas dentro do que já era esperado.

“Nós vivemos um momento de mudança. Hoje o cliente pesquisa o produto no celular, nas redes sociais, nos sites. E quando ele vai para a loja, é porque ele quer comprar realmente. Então, o que está acontecendo hoje? Um fluxo menor, realmente; tem menos gente circulando, mas com pessoas que quando vão é porque querem comprar. Então é uma oportunidade de vender.”

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Ele avalia que, apesar do crescimento das vendas online, o comércio de Feira de Santana vendeu mais do que muitas cidades da região.

“O ticket médio está maior, mas para menos pessoas. Essa é a nova realidade e o comércio de Feira teve um desempenho regular no São João. Melhor do que várias cidades, mas a gente não está falando em crescimento, a gente está falando em manutenção. O São João do ano passado foi muito bom. E esse ano, a gente teve um equilíbrio em relação ao ano passado.”

O presidente do Sicomércio destacou que o segmento de cosméticos e perfumaria foram os que apresentaram melhores resultados nas vendas. 

“Esse setor teve um crescimento. Depois vieram os outros, como confecções, calçados, e são esses segmentos que tiveram assim um grande desempenho. Sem falar, óbvio, em bebida e comida, que esse aí realmente estoura.”

Durante o mês de junho, o comércio de Feira de Santana apresentou picos de vendas no Dia dos Namorados e durante a realização do Arraiá do Comércio 2026.

“Com o final do Arraiá do Comércio, a gente teve um reaquecimento no último sábado, e no domingo também foi bom, antes do São João. Na segunda-feira e na terça teve um bom movimento, mas houve um certo esvaziamento da cidade, até porque os setores públicos deram ponto facultativo. Esse pessoal com folga maior comprou antes para poder viajar. Então, eles anteciparam a venda. E depois disso, realmente, a gente teve um fluxo menor de pessoas na cidade.”

Perspectivas para os próximos dias

Conforme Marco Silva, nos próximos dias, o comércio feirense deve voltar a reaquecer, com o período de trocas de presentes, o que pode estimular novas vendas, além do lançamento da Campanha Liquida Feira.

“A campanha é promovida pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), com o apoio de todas as entidades. E a gente entende que o empresário agora tem que realmente baixar a margem. Porque a gente sabe que durante o São João, o Namorados, ele tem que vender com uma margem melhor, preço cheio realmente, porque as pessoas querem a novidade, querem o produto de última moda. E agora ele aceita, por um preço menor, pegar um produto até que já passou da estação. Então, a perspectiva agora é fechar o semestre com essa liquidação.”

Com informações do repórter Paulo José, do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.